ESMAD - DM - Comunicação Audiovisual
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer ESMAD - DM - Comunicação Audiovisual por orientador "Ferreira, José Quinta"
A mostrar 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de ordenação
- Estágio curricular na Produtora Bando à Parte: a cronotopia do filme de não-ficçãoPublication . Cunha, João Manuel Castro e; Ferreira, José QuintaO presente relatório retrata a minha experiência durante o estágio curricular desenvolvido na produtora Bando a Parte entre novembro de 2022 e fevereiro de 2023, onde desempenhei, sobretudo, tarefas relacionadas a montagem de dois filmes documentais. Complementando a descrição do periodo de estágio, onde se abordam os diferentes projetos em que estive envolvido, percorrendo em detalhe as funções assumidas e os métodos aplicados, este relatório contempla ainda uma componente investigativa que se irá incidir na montagem aplicada ao cinema documental, mais precisamente na forma como o espaço representado possibilita a criação de significado e desenvolvimento temático. Partindo do conceito literário de cronótopo, desenvolvido por Mikhail Bakhtin e aplicado ao cinema documental por Michael Chanan, esta parte do relatório irá lançar uma breve exploração as potencialidades do tratamento espacial particulares ao cinema de não-ficção, recorrendo para isso a analise do filme Suzanne Daveau (2019), de Luísa Homem.
- Estágio no JN Direto: o audiovisual nas plataformas digitaisPublication . Fernandes, Cristiana Raquel Correia; Ferreira, José QuintaA sociedade da informação, impulsionada pelo avanço tecnológico e o acesso generalizado à internet, trouxe a velocidade da informação, as plataformas digitais e o papel fundamental do audiovisual. A velocidade da informação possibilita o compartilhamento instantâneo de notícias e conteúdos, alcançando um público global em tempo real. As plataformas digitais, como redes sociais e serviços de streaming, desempenham um papel central na disseminação e consumo de informações, permitindo conexões entre pessoas. O audiovisual, por sua vez, desempenha um papel significativo nestas plataformas, oferecendo uma experiência imersiva e envolvente aos utilizadores. No contexto específico do Jornal de Notícias, um jornal de renome em Portugal, observamos a sua transição do formato em papel para o digital. Essa transição permitiu alcançar um público maior e interagir diretamente com os leitores e espectadores por meio do JN Direto. O conteúdo audiovisual tornou-se uma parte essencial dessa interação, oferecendo uma abordagem dinâmica e envolvente para a divulgação de notícias.
- O filme documental como criador de impacto social: o movimento vegan no documentário Veggie revolutionPublication . Almeida, Bárbara de Oliveira Tavares; Ferreira, José Quinta; Nunes, Pedro SenaNo século XXI, o poder do cinema em transformar o mundo é cada vez mais percetível, “films have the capacity to influence people and lead them to new perspectives” (The Doc Society, 2019, p. 10). O cinema documental utiliza a técnica de storytelling: a partir de factos reais e leva consigo o desejo de trazer para o conhecimento da sociedade um assunto relevante seja em âmbito social, político ou económico. Como nos explica a autora Rebekah Brammer “from ‘The Thin Blue Line’ to ‘An Inconvenient Truth’, documentaries have long aimed to shine a light on injustices and global issues in the hope that they can enact some kind of change” (2015, p. 73). Um filme documental, ou mesmo um filme ficcional com tais motivações, carrega consigo uma missão de levar ao público um argumento sobre um tema. A sua força e alcance serão percebidos, não apenas pelo storytelling e o ponto de vista do realizador “impresso” na obra, mas o tema poderá ser catapultado proporcionalmente à divulgação alcançada em meios de comunicação tradicionais ou online, e especialmente pelo planeamento estratégico de uma campanha de impacto social. O realizador de uma obra cinematográfica que deseja gerar impacto social, tem a aspiração de “[to] make something previously invisible about the world visible” (Oppenheimer, 2015, para. 4) e cria-a com a aspiração de que o público, após a visualização do filme, se sinta impelido a agir, seja numa posição passiva-reflexiva ou de uma forma ativa, que o impulsiona à ação; como será analisado o caso do documentário Blackfish da realizadora Gabriela Cowperthwaite (2013), que muito impactou as atividades da empresa Sea World. Dentro da história do cinema, é o cinema documental que assume o papel de obra com a missão de informar, educar, consciencializar, divulgar e, de forma mais notória atualmente, sensibilizar o público para uma mudança social, seja no âmbito local ou global.
- Metodologias e possibilidades estéticas da montagem: estágio na Esfera CúbicaPublication . Valdoleiros, Renato Antunes Velez Teixeira; Ferreira, José QuintaO presente documento tem por finalidade descrever a experiência de estágio do aluno na produtora Esfera Cúbica, onde, durante aproximadamente 5 meses, exerceu diversas funções na área da produção audiovisual, captação de imagem, iluminação, montagem e fotografia. Na primeira parte do trabalho, será abordada a contextualização e analise da obra de Dziga Vertov e da sua montagem, particularmente do formato empresarial, percebendo como estas diferem e se assemelham em determinados campos. Procurando realizar um paralelismo entre as possíveis peculiaridades da relação entre a empresa de estágio e os seus clientes. Na segunda parte deste trabalho será explanada uma descrição detalhada das tarefas desempenhadas no contexto de estágio. Para finalizar será elaborada uma reflexão crítica sobre a pertinência do estágio no percurso académico e pessoal do aluno e a relação deste trabalho com a obra de Vertov.
- Relatório de estágio profissional na produtora Filmógrafo: a montagem como processo criativoPublication . Almeida, Miguel Ângelo de Castro; Ferreira, José QuintaA partir da experiência do estágio profissional na produtora Filmógrafo, percebeu-se que o trabalho de montagem seria o principal tema de reflexão para este relatório. Dos vários projetos em que participei como montador, destaca-se a montagem do documentário Paluí - Histórias Sonoras para Cantos Interiores. Neste, a música representa um papel importante e estrutural na construção da narrativa. Outro fator que caracteriza este projeto é o distanciamento do montador em relação às imagens filmadas. Com base nestas particularidades, que foram levantadas durante o desenvolvimento prático dos projetos, avançou-se para uma reflexão teórica e aprofundada sobre o tema da montagem e a relação do montador com o material fílmico. A pesquisa para esta reflexão passou por uma recolha de livros, artigos científicos e teses, analisando o processo de montagem do ponto de vista do montador. Para além disto, documentários e conferências em vídeo foram outros materiais de pesquisa utilizados. Jillian Holt e Walter Murch são os principais autores que suportam esta investigação, abrindo o leque de conceitos relacionados com a montagem, tais como a criatividade e a intuição. O distanciamento emocional do montador é outra componente desta reflexão que acaba por estar relacionada com estes conceitos. O desenvolvimento teórico prossegue com uma análise sobre a música como um elemento que faz parte da própria narrativa e que, por isso, acaba por ser estrutural no processo de montagem. O relatório culmina com uma descrição dos projetos práticos desenvolvidos no estágio, nos quais se identificam os conceitos e temas abordados na vertente teórica.
- Relatório de estágio profissional na produtora Tamboura Films: a montaxe como ferramenta de construción do discurso audiovisualPublication . Veiga Méndez, Inmaculada; Ferreira, José QuintaA presente disertación trata sobre a miña experiencia como montadora en prácticas na produtora audiovisual Tamboura Films, situada en Santiago de Compostela, e as actividades realizadas nas súas instalacións durante a etapa comprendida entre o 28 de outubro de 2019 e o 12 de marzo de 2020. O principal proxecto desenvolvido neste período foi a asistencia á montaxe do documental No Somos Nada, do director Javier Corcuera, que acompaña a emblemática banda de punk La Polia Records na súa última xira polo territorio da Península Ibérica e América Latina. Da mesma forma, o filme mostra unha visión intimista do seu icónico líder e vocalista, Evaristo Páramos, e será estreado no ano 2021. Ademais dun informe descritivo sobre a realización das prácticas, inclúese tamén unha investigación teórica acerca da montaxe como ferramenta de construción do discurso audiovisual, apoiada en autores como Fernando Morales Morente co seu título Montaje Audiovisual: Teoria, técnica y métodos de Control, entre outros.
- Relatório do estágio na produtora The state51 ConspiracyPublication . Sá, Beatriz de Pinto e; Ferreira, José QuintaEste Relatório de Estágio, vem evidenciar o trabalho produzido no contexto de Estágio Curricular na produtora inglesa The State 51 Conspiracy, em Londres. Este decorreu entre os meses de Outubro de 2020 e Abril de 2021. O documento explora a diversidade de projetos realizados durante os meses mencionados, com um enfoque na multidisciplinaridade de tarefas praticadas e o seu valor para a empresa. Tem como um dos objetivos relacionar esta componente mais prática do estágio com uma investigação teórica sobre o Plano de Sequência no Cinema Documental e sobre o trabalho de Realização em Contexto de Registo Musical. Além disso, acompanha também um projeto individual e pessoal, no formato de curta-metragem, que funciona como caso de estudo. São abordados temas como o percurso de aprendizagem ao longo das rodagens, expondo as limitações e barreiras encontradas ao longo deste percurso e como as ultrapassar, no contexto de produção de conteúdo audiovisual numa altura de pandemia global.
- Tenho Medo do Fim das Coisas: a produção no documentárioPublication . Moreira, Nara Filipa Gornes; Ferreira, José QuintaO presente documento aborda o trabalho do produtor no documentário e como o mesmo lida com questões financeiras, logísticas e éticas. Ao mesmo tempo, compreende todo o trabalho desenvolvido pela Diretora de Produção da curta-metragem documental “Tenho Medo do Fim das Coisas” ao longo das diferentes fases de produção.
