ESMAE - Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo
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Browsing ESMAE - Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo by advisor "Abreu, José António Pereira Nunes"
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- A flauta na prática instrumental ibérica do séc. XVI: o caso portuguêsPublication . Carvalho, José Luis Carrapa Ribeiro de; Abreu, José António Pereira NunesO propósito deste projecto é o de construir uma imagem, tão nítida quanto possível, do uso em Portugal da(s) flauta(s) no séc. XVI e princípio do séc. XVII, do contexto de utilização e do repertório associado, reunindo a maior quantidade de testemunhos documentais ou outros. O projecto divide-se em duas vertentes: uma de investigação, outra de realização artística. Partindo dos testemunhos europeus, a investigação centrou-se na Península Ibérica, tentando dar resposta às questões que se foram levantando ao longo do processo. Quem tocava flautas? Que grupos de instrumentistas as usavam? Quando começaram os instrumentos a fazer parte das capelas? As flautas faziam parte dos instrumentos utilizados? Que instrumentos tocavam? De onde provinham os instrumentos? Quantos instrumentistas? Que repertório? Em que ocasiões tocavam? Subsequentemente, a segunda vertente passou pela proposta e execução de um programa onde as flautas, tendo em conta o contexto documentado e investigado, interviessem. Como ponto de partida para a escolha do repertório tocado esteve o Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, um dos principais centros culturais da época, de onde foram transcritas várias obras de D. Pedro de Cristo. O concerto teve lugar a 13 de Julho de 2010, na Igreja de Santa Clara no Porto.
- Ornamentação na música de Silvius Leopold Weiss: estudo para uma abordagem sistemáticaPublication . Sanches, Hugo Soeiro; Abreu, José António Pereira NunesA presente monografia teve como objectivo empreender uma abordagem sistemática e historicamente fundamentada à ornamentação na música para alaúde do compositor Silvius Leopold Weiss. Para tal foram seleccionadas fontes do século XVII e XVIII que de algum modo se debruçassem sobre esta questão: métodos, tratados, livros de música e manuscritos para alaúde e o Essay d’une methode pour aprendre a jouer de la flute traversiere de Johann Joachim Quantz. Após a recensão das referidas fontes foi feito um estudo de caso, aplicando a informação assim recolhida e organizada a uma obra específica de Weiss : a Sarabande S-C 5/V.