ESMAD - Dissertações de Mestrado
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Browsing ESMAD - Dissertações de Mestrado by advisor "Conceição, Marco"
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- Lar doce escola: homeschooling: a voz da criança no cinemaPublication . Oliveira, Ana Luísa; Conceição, Marco; Nunes, Pedro SenaEste ensaio é uma reflexão sobre a voz da criança no cinema, partindo do conceito de Bill Nichols que define “a voz de um documentário como o modo específico como um argumento ou uma perspetiva são apresentados” (Nichols, 2001, p. 46). Parte dessa identidade organiza-se através de estratégias de realização/edição, com recurso à captação do som e da imagem, que conferem às crianças o direito a uma voz, e a serem, elas próprias, nas dêixis fílmicas, o sujeito. O sujeito retratado é a Rita, uma menina de 10 anos, inserida na comunidade de Ensino Doméstico “O Mundo Somos Nós”, a mais nova de três irmãos que frequentam o ensino convencional. Esta família tem ainda outra particularidade que importa explorar: a mãe é professora do primeiro ciclo, numa escola pública na Póvoa de Lanhoso. No contexto educativo são aprofundadas as estratégias visuais e sonoras utilizadas para a diferenciação e construção da voz individual e coletiva dos personagens (tomada de palavra, discurso, gestão do tempo das falas, silêncios ou expressões faciais), em particular, nos filmes Blackboards (Makhmalbaf, 2000) e Childhood (Olin, 2017). Nas estratégias de realização, além do som e do cenário como formas de conferir temporalidade, espacialidade e ritmo à narrativa, estão subjacentes as questões relacionadas com o enquadramento, a escala de planos e a edição na construção do ponto de vista do personagem. É, por isso, objeto de reflexão a importância do close-up, o poder da imagem-afeção (Deleuze, 1983), a afirmação da criança-potência segundo Focault (citado em Marcello, 2008) e o poder do corte (Murch, 2001). O aprofundamento teórico contribui para a realização do documentário Lar Doce Escola (Oliveira, 2018) e para a reflexão sobre o documentário como representação social e as suas considerações éticas subjacentes aos diferentes modos do documentário, em particular o observacional e participativo.