ESE - DPRM - Mestrado em Educação - Especialização em Educação e Formação de Adultos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Mestrado em Educação - Especialização em Educação e Formação de Adultos by advisor "Couto, Ana Isabel"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- O fenómeno da evasão escolar no quadro da modalidade de educação a distância. Os casos dos cursos técnicos em secretariado e agronegócio do Instituto Federal de Farroupilha - Campus Panambi PanPublication . Nagorny, Leandro Luís; Couto, Ana IsabelA modalidade da educação a distância possui uma trajetória de transformações ao longo dos tempos, sempre aliada ao desenvolvimento de tecnologias de comunicação. No Brasil, essa modalidade ganhou expressão na última década, através da criação da Rede Etec Brasil, pelo governo federal, conforme Decreto no7.589 de 2011, que objetivava ampliar o acesso à educação, além de buscar a interiorização das políticas de ensino. Assim, o IFFar- Campus Panambi, implantou cursos à distância, a partir do ano de 2011 em parceria com a Rede Etec e munícipios. Foram anos de grandes investimentos, porém, verificou-se que muitos alunos evadiram dos cursos à distância no período de 2015 a 2017, chegando-se a uma evasão superior a 30%. Portanto, os objetivos dessa investigação estão relacionados em levantar os motivos que levam os alunos a evadir, bem como a permanecer nos cursos. A metodologia, de caráter qualitativo, consubstanciou-se na realização de um estudo de caso, tendo-se recorrido a um conjunto diversificado de técnicas de investigação como: entrevista, inquérito por questionário, observação não participante e análise documental. Com a análise e discussão dos resultados foi possível desenvolver uma reflexão, teoricamente orientada e empiricamente fundamentada, em torno de processos centrais de educação à distância como: representações dos alunos face às infraestruturas dos polos de educação, currículo, pessoas e tecnologias digitais. A investigação também proporcionou reflexões quanto à autonomia dos alunos no processo de ensinoaprendizagem, bem como sobre os desafios do ensino à distância, nomeadamente, em termos de adaptação dos alunos, mesmo num quadro de disponibilização de recursos digitais.
- O Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDIS) do Instituto Federal Farroupilha – campus São Borja (IFFar-SB): ações e contributos para a formação de adultosPublication . Pinheiro, Carolina Scalco; Couto, Ana IsabelO estado brasileiro é signatário de diversos acordos e tratados internacionais que visam o respeito pela diversidade sexual e pela identidade de gênero. Além disso, a legislação brasileira no domínio da educação nacional tem contribuído para integrar estas temáticas nos planos de educação. Em função disso, criou-se no Instituto Federal Farroupilha, o Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDIS) com o objetivo de abordar esses temas ainda considerados tabus no contexto da sociedade brasileira. A presente investigação pretende analisar os contributos das ações do NUGEDIS do Instituto Federal Farroupilha - campus São Borja (IFFar-SB) nas representações e percepções dos estudantes de um curso Técnico para adultos (Curso Técnico em Cozinha Proeja) sobre questões de gênero. Essa pesquisa trata-se de um estudo de caso, tendo-se privilegiado como principais técnicas de investigação o inquérito por questionário, bem como a análise documental. Através da análise e discussão dos resultados procurou-se refletir de maneira, teoricamente orientada e empiricamente fundamentada, sobre as crenças, atitudes e aprendizados dos inquiridos a respeito das questões de gênero, especialmente, sobre sua apreensão e percepção das questões postas em pauta pelo feminismo como: os papéis de gênero socialmente construídos, a questão do trabalho produtivo e reprodutivo, a maternidade e o direito ao próprio corpo. Procurou-se igualmente aferir as representações dos estudantes em relação a conceitos como feminismo, identidade de gênero e diversidade sexual e de que forma estas questões integram o seu quotidiano. Na análise e discussão dos resultados, as respostas obtidas foram separadas de acordo com o sexo dos respondentes, o que possibilitou que a percepção das mulheres e dos homens participantes desse estudo sobre tais questões fossem comparadas, a fim de investigar as possíveis causas para as divergências encontradas.