ISEP - DM – Outros
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Browsing ISEP - DM – Outros by advisor "Campilho, Raul Duarte Salgueiral Gomes"
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- Projeto, análise numérica e experimental do comportamento estrutural de sistema rotativo para assentos de veículos automóveis da categoria M1Publication . Oliveira , José Manuel Pereira de; Campilho, Raul Duarte Salgueiral GomesDevido à elevada competitividade internacional, a engenharia da indústria automóvel é fortemente pressionada a seguir os requisitos com maior expressividade no mercado, nomeadamente para aumentar a segurança e o conforto, para reduzir o consumo de matérias primas e custos, assim como para reduzir o tempo de chegada de produtos novos ao mercado. A presente dissertação tem como objetivo principal a realização de um projeto para satisfazer uma necessidade real da indústria automóvel. O produto objeto de estudo e desenvolvimento foi um sistema, designado por base rotativa, para permitir a rotação dos bancos do condutor e passageiro de veículos da categoria M1, autocaravanas, destinado sobretudo ao mercado alemão. No projeto da presente dissertação procura-se descrever as principais fases de desenvolvimento, otimização e validação do produto, assim como, descrever os requisitos exigidos para a sua realização. Para atingir os objetivos do projeto, recorreuse a várias ferramentas computacionais de modelação e definição dos desenhos do projeto, de otimização estrutural do modelo, de simulação numérica pelo MEF (Método de Elementos Finitos) e à experimentação, através de ensaios destrutivos do modelo. Este trabalho, para além de ser um desafio interessante de engenharia que se concretizou num produto real, permitiu também perceber que no projeto é importante saber combinar os métodos numéricos e os métodos experimentais, assim como, obter um modelo virtual o mais aproximado possível do modelo real que permita reduzir o número de ensaios experimentais. De acordo com as expetativas, todo o ciclo de design & desenvolvimento do produto só foi oficialmente validado após a realização com sucesso do ensaio experimental de homologação num laboratório da TUV na Alemanha. Para certificar este produto foi necessário atender a regulamentação estabelecida na diretiva 76/115/CEE (ECE – R14).
