ESTG - DM - Engenharia Informática
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTG - DM - Engenharia Informática by advisor "Costa, Ricardo André Fernandes"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Celorico WirelessPublication . Vasconcelos, Nuno Filipe Oliveira; Novais, Paulo Jorge de Oliveira; Costa, Ricardo André FernandesA carência tecnológica verificada no Município de Celorico de Basto, no que respeita a hotspots públicos é o mote deste projecto. A conectividade à internet, preferencialmente em mobilidade, é a pedra basilar da sociedade, das pessoas, empresas e instituições. Para minimizar as assimetrias tecnologias regionais nasce o projecto Wi-Fi Celorico Wireless, suportado numa candidatura ao POSC. Partindo da identificação das necessidades e possibilidades de cobertura geográfica, das instituições e serviços a abranger com a rede, após a realização de análises técnicas e financeiras, foi desenhada e ajustada uma solução com vista à sua implementação. Hoje, em plena actividade, a solução de rede de banda larga Wi-Fi Celorico Wireless ultrapassa os mil e cem utilizadores registados e tem uma média de cinquenta utilizadores diários.
- Electronic Vote as a Service (E-VaaS)Publication . Mesa, Abraham da Silva; Costa, Ricardo André FernandesConsidera-se que um componente-chave das instituições governamentais será o voto eletronico, na medida em que este irá tornar mais ativa a participação de todos os cidadãos nas eleições, referendos e debates públicos. No entanto, existe ainda um longo caminho a percorrer antes do voto eletrónico ser considerado, sobretudo via Internet, uma alternativa fiável e confiável face aos métodos mais tradicionais e convencionais. Nesta dissertação é proposta uma plataforma simples, baseada em software livre, com diversos níveis de segurança, que pode ser usada principalmente em pequenas e médias votações, sobretudo em âmbitos mais fechados, nomeadamente pequenas e médias empresas, clubes de futebol, associações, instituições públicas, entre outros. Apesar disso, são considerados níveis de segurança e confidencialidade máximos, através da implementação de métodos criptográficos state-of-the-art, permitindo deste modo a aplicação da solução desenvolvida em votações mais complexas. Adicionalmente, é proposta uma aproximação Software as a Service, que melhora a gestão de eleições, adaptando-se de forma dinâmica às necessidades reais, sem qualquer tipo de preocupação adicional para a comissão eleitoral. O objetivo é dinamizar todo o processo eleitoral, tornando-o em algo simples e seguro para todos os envolvidos.
- Machine Learning powered serverless fraud detectionPublication . Chostak, Christian; Costa, Ricardo André FernandesThere is an increasing concern about fraud in all market sectors. Although there is a great fuzz about fraud and fraud detection, just a small fraction of it was fully incorporated into real world applications. Counterfeited documents are reproductions or imitations of the originals ones. The present work aims to fulfill a gap in fraud analysis by automating and identifying those documents in seconds. Generally speaking, a payload containing a suspect fraudulent document will reach an Application Programming Interface gateway, which will redirect the request to Lambda functions and based on the event store it on SQS - Simple Queue Service, this queue will trigger a fleet of micro-services powered by Lambda functions as well. The non-exhaustive list of functions will proceed to read this queue and in the first moment create the metadata of the received document, registering on a Serverless Relational Database, whilst storing the document itself on S3 - Simple Storage Service. After that, it will call the second batch that will start the process of machine learning on the already saved image. Triggered by the finished process, a message will go to the SNS - Simple Notification Service - alerting the user. The output of the given analysis contains a sample of the input document showing where the fraud is if there is one. With the percentage and area given, the operator will be able to see what portion of the image was considered a fraud and from that moment forward, the user will have technical basis to accept the document or not.
- Os reais custos de produção como fator de produtividade na Indústria 4.0Publication . Teixeira, Luís Miguel Neiva; Costa, Ricardo André FernandesVivemos uma era de grande desenvolvimento humano, tanto numa perspetiva económica como tecnológica onde a competitividade é fundamental para os que querem sobreviver tal azafama de informação e disponibilização de opções que nos absorve através de diferentes canais e voluídos pelo consequente desenvolvimento que fomos sujeitos. Há não muitos anos atrás a elasticidade dos produtos disponíveis no mercado eram quase nulos ou mesmo inelásticos. Atualmente somos invadidos por imensas opções que os mercados nos oferecem e com preços cada vez mais competitivos. Por esta razão é cada vez mais importante identificar -se todos as variáveis que influenciam as nossas escolhas. Inevitavelmente, devido á agressividade dos mercados e competidores os preços dos produtos acompanham esta lógica e é de extrema impor tância obter -se o máximo de rigor e cuidado quando abordamos as questões de custos e proveitos nos produtos que são colocados no mercado. Foi com base na perspetiva anteriormente abordada que surgiu a ideia de aprofundar a questão do rigor dos custos de mão de obra humana nas empresas com particular foco na indústria transformadora. Feita uma pesquisa global acerca da disponibilidade de softwares de registo e analise do que é produzido em cada empresa e também através das ideias de empresários relatando tal falta de soluções e controlo, chegou-se á conclusão que existe uma oportunidade para o desenvolvimento de uma plataforma que permita o registo e analise da informação das empresas relativamente ao custo de recursos humanos .
- Sistema de Informação como suporte ao Sistema de Gestão da QualidadePublication . Gomes, Sérgio Daniel Pinto; Novais, Paulo Jorge de Oliveira; Costa, Ricardo André FernandesA Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras (ESTGF) do Instituto Politécnico do Porto (IPP) foi uma das primeiras Unidades de Ensino Superior do país a possuir um Sistema de Gestão da Qualidade certificado de acordo com o referencial normativo NP EN ISO 9001:2000 e a primeira pelo referencial normativo NP EN ISO 9001:2008. Sendo uma Instituição que sempre se demonstrou aberta ao aperfeiçoamento, surgiu a necessidade de implementar um Sistema de Informação (SI) como suporte ao Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ). Este SI permitirá uma optimização dos processos e dos tempos gastos, obtendo-se assim um aperfeiçoamento da gestão dos conteúdos, uma centralização da informação e a construção de Workflows. Permitirá ainda uma monitorização clara dos processos através do uso de alertas automáticos e notificações electrónicas e, em última análise, a desmaterialização dos mesmos
- Técnicas para melhoria de performance em aplicações CMSPublication . Pereira, Armindo Carlos Martins; Costa, Ricardo André Fernandes; Magalhães, João Paulo Ferreira deA performance das aplicações Web é um tópico extremamente importante. Estudos indicam que 37% a 49% dos utilizadores que sofrem de problemas de performance abandonam o site ou mudam para sites da concorrência. Destes, 77% partilham a sua experiência com outros prejudicando ainda mais a reputação da empresa. Para além do impacto na reputação há o impacto financeiro. Por exemplo um relatório tornado público recentemente indica que 100 milisegundos de perda de latência no acesso á Amazon contribui para uma quebra de 1% nas vendas. Considerando o papel das aplicações Web para o negócio das empresas, é vital adoptar um conjunto de boas práticas ao nível da programação e ao nível da infra-estrutura de forma a garantir um bom desempenho da aplicação e consequentemente a satisfação dos utilizadores. São já vários os trabalhos feitos na área da optimização e análise de performance das aplicações Web. No entanto, e considerando a complexidade inerente às aplicações, envolvendo inúmeros componentes, tipos de workload dinâmicos e constantes mudanças ao nível do software e infra-estrutura torna-se difícil garantir os seus níveis de desempenho de forma constante. Neste trabalho foca-se particularmente as questões de infra-estrutura que visam melhorar a performance das aplicações Web. O caso em estudo contempla técnicas como o balanceamento de carga, caching de conteúdo estático e caching de conteúdo dinâmico. Estas técnicas foram comparadas para avaliar o seu impacto na performance das aplicações Web. O tipo de aplicações Web escolhido foram os Content Management Systems - CMS. Para o processo de avaliação foi criado um ambiente de testes e utilizadas ferramentas que permitem a simulação de vários utilizadores a utilizar a aplicação. Por teste foi feita a recolha de dados que permite avaliar o nível de desempenho de cada uma das técnicas de forma individual e ainda o desempenho resultante da combinação entre as mesmas. As conclusões quer ao nível do esforço para adoptar as diferentes técnicas e o ganho de performance obtido por cada uma são interessantes e apresentadas ao longo do trabalho.
