ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
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Browsing ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico by advisor "Macedo, Ana Cristina Vasconcelos de"
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- Ver o olhar da criança: contributos para a motivação e formação de leitoresPublication . Guimarães, Paula Joana Rodrigues; Macedo, Ana Cristina Vasconcelos deO presente Relatório de Estágio constitui um documento de avaliação no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), que integra o Plano de Estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo de Ensino Básico (CEB) e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º CEB da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. O objetivo deste documento é realizar uma reflexão consciente da prática educativa concretizada, tendo em conta que este processo contribui para a formação pessoal e profissional da mestranda, que desde sempre adotou uma atitude crítica, reflexiva e investigativa. Ao longo do progresso, foi necessária a revisitação e a análise refletidas da ação e, consequentemente, das opções didático-pedagógicas que orientam uma prática de excelência. Assim, foi possível traçar um percurso em que a melhoria da qualidade de ensino foi determinante para a identidade docente. Posto isto, destaca-se o trabalho realizado, não só em par pedagógico, mas também em colaboração com os professores do agrupamento e professores supervisores (tendo em conta o ciclo da supervisão). Na prática docente, são fundamentais os momentos de debate e de reflexão para que a prática seja, na sua completude, informada, criativa e rigorosa, sendo fundamentada em princípios e valores partilhados. Ao longo da PES,a mestranda privilegiou atividades adequadas às necessidades do público-alvo, bem como aos interesses dos mesmos, de forma a construir aprendizagens significativas para o desenvolvimento holístico e integral de todas as crianças. O projeto de investigação-ação foi realizado tendo em consideração as dificuldades da turma do 5.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Por essa razão, a mestranda procurou, através de estratégias didático-pedagógicas, motivar os alunos para a literatura e a aprendizagem do português. Posto isto, a professora em formação investiu na realização de um exercício constante de articulação entre teoria e prática, tendo tido, por isso, momentos desafiantes