ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
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Browsing ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico by advisor "Gomes, Joana Isabel Querido Rodrigues Santos"
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- SONHAR, ALCANÇAR, SER mais … Recortes de uma prática supervisionada nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino BásicoPublication . Mendes, Jacinta Beatriz Barros; Morgado, Celda Maria Gonçalves; Gomes, Joana Isabel Querido Rodrigues SantosO Relatório de Estágio que se apresenta, elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, constitui-se como um requisito formal para admissão a provas públicas e, consequentemente, para a obtenção do grau de Mestre. Este documento tem por objetivo refletir sobre o processo de desenvolvimento científicopedagógico, pessoal e social da docente em formação, ancorado, essencialmente, no percurso trilhado ao longo do ano de estágio, no ano letivo 2021/2022, justificando o título que lhe foi atribuído. Porque a ação pedagógica implica uma constante articulação entre planificar, intervir e refletir, ser professor é também investigar. Assim, o binómio investigação e ação perpassa os vários capítulos deste documento, desde os capítulos mais científico-pedagógicos e programáticos aos capítulos em que se apresentam os recortes da pártica educativa e o próprio projeto. Neste campo, desenhou-se especificamente um projeto de investigação e intervenção, desenvolvido no contexto educativo do 1.º ano de escolaridade, que visou, por um lado, potenciar o desenvolvimento de capacidades investigativas sobre a prática pelo exercício da reflexão sobre, na e para a ação, tendo em vista competências de agir e reagir perante diversas situações educativas da mestranda, e, por outro, promover, nos alunos, aprendizagens no âmbito da leitura e da escrita e das competências que lhes subjazem. Deste modo, conscientes da relevância que o presente projeto teria na promoção das competências e dos mecanismos cognitivos subjacentes à aprendizagem da leitura e da escrita em fases inicias, foram desenhadas as várias intervenções educativas, potenciando nos alunos o desenvolvimento da consciência fonológica, através de atividades sistemáticas, contextualizadas e planificadas, ancoradas numa prática de ensino atualizada. Findo este percurso, foi evidente, também pelo trabalho colaborativo existente, que as atividades desenvolvidas permitiram a aquisição de competências e o desenvolvimento de capacidades (meta)linguísticas centrais para a aprendizagem da leitura e da escrita, bem como para a promoção da competência leitora.