ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico por orientador "Gomes, Joana Isabel Querido Rodrigues Santos"
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
- De observador a professor: o percurso de uma identidade em construçãoPublication . Salgado, Diogo Pinheiro; Gomes, Joana Isabel Querido Rodrigues SantosO presente Relatório de Estágio, elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, constitui um requisito para a obtenção do grau de Mestre. Numa primeira instância, apresenta-se um enquadramento profissional e curricular que contempla a análise da educação e do papel do docente na sociedade, bem como uma reflexão sobre a formação inicial de professores, destacando o perfil reflexivo e investigativo que deve orientar a prática pedagógica. Segue-se a caracterização do agrupamento de escolas onde decorreu a Prática de Ensino Supervisionada, assim como das turmas dos dois ciclos em que decorreu a intervenção pedagógica. Posteriormente, analisa-se e reflete-se criticamente sobre as práticas desenvolvidas ao longo do estágio, incidindo, inicialmente, na organização e no funcionamento da prática pedagógica e, ulteriormente, sobre a ação educativa realizada nos diferentes contextos. Por fim, procede-se à apresentação da dimensão investigativa, materializada num projeto de investigação implementado numa turma do 6.º ano de escolaridade, que procurou articular as áreas curriculares de Português e de Cidadania e Desenvolvimento. Este estudo teve como propósito promover uma reflexão em torno de uma temática relevante para o contexto educativo: a cortesia linguística. Através da análise e da promoção de mecanismos linguísticos de cortesia, o projeto visou contribuir para o desenvolvimento de interações mais empáticas entre alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico, constituindo-se como uma proposta pedagógica com potencial impacto formativo.
- Entre aprender e ensinar: o ensino da correspondência fonema-grafema através do laboratório gramatical e da pedagogia dos discursosPublication . Machado, Mafalda Raquel dos Santos; Lopes, Ana Sofia do Carm; Gomes, Joana Isabel Querido Rodrigues SantosO presente Relatório de Estágio, elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo, constitui um requisito formal para a admissão a provas públicas e, consequentemente, para a obtenção do grau de Mestre. Além disso, este relatório tem como objetivo desenvolver uma reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada, atendendo às aprendizagens construídas, aos contextos educativos envolvidos e aos desafios que decorreram da intervenção educativa. Reconhecendo que a prática docente assenta num ciclo contínuo de planificação, ação e reflexão, assume-se que o exercício profissional de ensinar implica inevitavelmente uma postura investigativa sobre a própria prática, que também se reflete neste documento. O relatório integra, inicialmente, uma reflexão sobre ser professor no século XXI e ser professor nos 1.º e no 2.º Ciclos do Ensino, assim como evidencia a relevância da formação inicial e da formação contínua de professores. Para além disto, através da caracterização dos contextos educativos e da análise das experiências educativas, discutem-se aspetos fundamentais da prática pedagógica. A importância da investigação também se evidencia neste documento, especialmente pelo projeto de investigação, que surgiu da identificação de uma dificuldade na turma do 2.º ano, designadamente a correspondência fonema-grafema. Através do Laboratório Gramatical e da Pedagogia dos Discursos procurou-se oferecer aos alunos estratégias que promovessem a redução dos erros na escrita.
- SONHAR, ALCANÇAR, SER mais … Recortes de uma prática supervisionada nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino BásicoPublication . Mendes, Jacinta Beatriz Barros; Morgado, Celda Maria Gonçalves; Gomes, Joana Isabel Querido Rodrigues SantosO Relatório de Estágio que se apresenta, elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, constitui-se como um requisito formal para admissão a provas públicas e, consequentemente, para a obtenção do grau de Mestre. Este documento tem por objetivo refletir sobre o processo de desenvolvimento científicopedagógico, pessoal e social da docente em formação, ancorado, essencialmente, no percurso trilhado ao longo do ano de estágio, no ano letivo 2021/2022, justificando o título que lhe foi atribuído. Porque a ação pedagógica implica uma constante articulação entre planificar, intervir e refletir, ser professor é também investigar. Assim, o binómio investigação e ação perpassa os vários capítulos deste documento, desde os capítulos mais científico-pedagógicos e programáticos aos capítulos em que se apresentam os recortes da pártica educativa e o próprio projeto. Neste campo, desenhou-se especificamente um projeto de investigação e intervenção, desenvolvido no contexto educativo do 1.º ano de escolaridade, que visou, por um lado, potenciar o desenvolvimento de capacidades investigativas sobre a prática pelo exercício da reflexão sobre, na e para a ação, tendo em vista competências de agir e reagir perante diversas situações educativas da mestranda, e, por outro, promover, nos alunos, aprendizagens no âmbito da leitura e da escrita e das competências que lhes subjazem. Deste modo, conscientes da relevância que o presente projeto teria na promoção das competências e dos mecanismos cognitivos subjacentes à aprendizagem da leitura e da escrita em fases inicias, foram desenhadas as várias intervenções educativas, potenciando nos alunos o desenvolvimento da consciência fonológica, através de atividades sistemáticas, contextualizadas e planificadas, ancoradas numa prática de ensino atualizada. Findo este percurso, foi evidente, também pelo trabalho colaborativo existente, que as atividades desenvolvidas permitiram a aquisição de competências e o desenvolvimento de capacidades (meta)linguísticas centrais para a aprendizagem da leitura e da escrita, bem como para a promoção da competência leitora.
