ESE - Dissertações/Projectos/Relatórios de Mestrado
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Browsing ESE - Dissertações/Projectos/Relatórios de Mestrado by advisor "Alves, Cristina Isabel"
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- Relatório de Estágio. Os instrumentos de regulação e organização do grupo e a participação das criançasPublication . Gouveia, Inês Santos; Araújo, Sara; Alves, Cristina IsabelNeste relatório pretende-se descrever o processo de formação da mestranda na Prática Educativa Supervisionada, nos contextos de creche e educação pré-escolar, onde a mestranda contactou com os instrumentos de regulação e organização do grupo. Estes instrumentos são utilizados na educação de infância para organizar a vida diária do grupo, sendo construídos e preenchidos conjuntamente com as crianças. Pretende-se responder à questão “De que forma os instrumentos de regulação e organização do grupo potenciam a autonomia e participação das crianças?”, recorrendo a uma metodologia participativa, de natureza qualitativa e com características de investigação-ação. Solicitou-se a participação das crianças através da realização de um desenho do instrumento favorito, acompanhado da sua verbalização, sendo o mapa de atividades o mais representado nos seus desenhos. Realizou-se um questionário a educadores/as de infância, que permitiu compreender que estes instrumentos são largamente utilizados na sua prática educativa, referindo-se a sua implicação na autonomia das crianças, criando oportunidades de intervenção na vida de grupo e de envolvimento na gestão e avaliação. Observou-se em contexto de educação pré-escolar a implicação destes instrumentos, nomeadamente, dos inventários e do mapa de atividades na autonomia e participação das crianças, permitindo a apropriação do espaço e dos materiais e a sua participação no planeamento das atividades, desenvolvendo a sua capacidade de tomar decisões. Na creche, observou-se que a utilização da agenda semanal com recurso a fotografias de atividades diárias permitia a apropriação da rotina pelas crianças. Este relatório apresenta também projetos realizados com as crianças, provenientes das suas narrativas, no âmbito da Metodologia de Trabalho de Projeto. Em suma, os instrumentos de regulação e organização do grupo são recursos fundamentais para potenciar a autonomia e a participação das crianças, fomentando a tomada de decisões e a participação na vida de grupo.
- Relatório de estágio: a importância da organização do tempo na educação de infânciaPublication . Silva, Catarina Isabel Couto da; Araújo, Sara; Alves, Cristina IsabelO presente relatório tem como objetivo descrever o processo de formação da mestranda no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada, incidindo no trabalho colaborativo desenvolvido nas valências da creche e na educação pré-escolar. Para a elaboração deste relatório a mestranda baseou-se num quadro teórico e conceptual que foi indispensável para a forma como mobilizou a sua prática, nomeadamente os referenciais legais e as pedagogias participativas. Este documento apresenta um conjunto de atividades pedagógicas desenvolvidas com crianças em diferentes contextos educativos, com o objetivo de explorar e promover a compreensão do tempo na educação de infância. As práticas descritas foram concebidas à luz de uma abordagem metodológica de Investigação-Ação, permitindo uma análise reflexiva e contínua do processo educativo. O estudo tem como foco central o tema “A importância da organização do tempo na educação infância”, sendo sustentado por uma fundamentação teórica consistente e enquadrado na legislação educativa em vigor. A investigação procura evidenciar de que forma a abordagem do conceito de tempo pode contribuir para o desenvolvimento integral da criança, promovendo aprendizagens significativas. Esta investigação favoreceu a reflexão de modo a contribuir para uma oportunidade de desenvolvimento profissional, pela relação dinâmica que criou entre o processo de construção do conhecimento, o objeto de estudo e as dinâmicas colaborativas. Por fim, será feita uma reflexão sobre o percurso, destacando dificuldades identificadas e as competências adquiridas ao longo dos estágios as quais são basilares para a construção da identidade profissional.