ESMAD - DM - Media Digitais Interativos
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Browsing ESMAD - DM - Media Digitais Interativos by advisor "Oliveira, Lino"
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- Do jogo para a liberdade: “Liberdade cravada”, o 25 de Abril através de jogos educativosPublication . Henriques, Viviana da Costa Neto; Oliveira, LinoO projeto Liberdade Cravada consiste no desenvolvimento de um sítio web educativo e interativo dedicado à Revolução do 25 de Abril. Recorrendo a tecnologias web como p5.js e D3.js, o sítio web integra jogos educativos com diferentes mecânicas, jogáveis através do teclado ou por captação de movimentos manuais através da câmara do dispositivo, bem como uma secção de conteúdos visuais e textuais que contextualizam historicamente o Estado Novo, a Revolução e as suas consequências. Os jogos foram desenhados com base em princípios de motivação intrínseca e integração pedagógica, tendo como principal público-alvo os alunos que frequentam o sexto ano de escolaridade, período em que o currículo escolar português introduz os temas da ditadura e da liberdade. Paralelamente, o sítio web inclui também visualizações interativas sobre os resultados eleitorais em Portugal desde 1975, ano das primeiras eleições livres, com o objetivo de estimular nos jovens adultos entre os 18 e os 22 anos o interesse cívico e a compreensão do percurso democrático português ao longo dos últimos cinquenta anos.
- O impacto da conformidade com as WCAG no acesso de indivíduos com deficiência visual a websites: reformulação do website da ASM ClimútuaPublication . Freitas, Ana Sofia Galhardo Morais dos Santos; Oliveira, LinoA Web foi concebida com intenção de ser um espaço acessível a todos, independentemente de eventuais deficiências ou limitações dos utilizadores. Apesar do progresso neste tema e da implementação de diretrizes de acessibilidade web, persistem lacunas que impedem uma navegação equitativa e acessível. Assim, seguindo uma abordagem metodológica de Investigação Aplicada e Investigação-Ação, realizaram-se avaliações automáticas e com o público-alvo, indivíduos com deficiência visual, de modo a compreender como as diretrizes de acessibilidade criadas permitem colmatar as lacunas e impactam o uso de plataformas digitais. O projeto inclui a reformulação de um website existente, de serviço à comunidade, para estudar e concluir os impactos causados. O projeto visa, assim, sensibilizar para a importância de responder às diversas necessidades dos utilizadores, promovendo uma Web verdadeiramente inclusiva, tal como o fundador pretendia.
