Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O role play como atividade potenciadora da produção oral

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_MelissaCaetano_2013.pdf2.61 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Relatório final de estágio submetido como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Inglês e Francês no Ensino Básico. O presente Relatório de Estágio resulta de uma investigação realizada no âmbito da Prática Educativa, inserida no Mestrado em Ensino do Inglês e Francês ou Espanhol no Ensino Básico. O tema desta investigação centra-se nas potencialidades do role play enquanto atividade promotora da produção oral em língua estrangeira. Sabe-se que o desenvolvimento da competência oral é um dos principais focos no ensino atual de uma língua estrangeira, tendo sido essa a minha principal motivação para a aplicação deste estudo. O processo de investigação centrou-se na implementação de variadas atividades de role play de maneira a ser possível a observação dos resultados e sua posterior análise, que será apresentada de forma crítica neste documento. O objetivo deste estudo foi o de verificar se o role play consiste numa atividade promotora da oralidade, refletindo sobre aspetos como a interação e a dramatização. Neste Relatório de Estágio foram ainda incluídos alguns exemplos de práticas implementadas consideradas positivas e relevantes para o processo de ensino/aprendizagem, tal como uma Unidade Didática elaborada de acordo com os documentos orientadores para o ensino de línguas estrangeiras. Por fim, serão apresentadas algumas considerações finais sobre este percurso enquanto aluna de mestrado e futura professora, referindo os aspetos relevantes desta experiência e o que espero conseguir alcançar no meu futuro profissional.
The current Educational Practice Report results from a research in the scope of the teaching practicum, within the Mestrado em Ensino do Inglês e Francês ou Espanhol no Ensino Básico. The theme of this research focuses on the potential of the role play as a pedagogical activity which can promote the speaking skills in the foreign language. It is known that nowadays the development of speaking skills is one of the central focuses in the teaching of a foreign language, being that my main motivation in this study. The research process was developed through the implementation of different role plays, in order to be possible the observation of the results and later critical analysis, which will be presented in this document. The main purpose of this research was to verify if role play consists of an activity which promotes the speaking skills, thinking over issues as interaction and drama. In this report there will also be included some practical examples of activities used throughout the teaching practicum, regarded as effective and relevant in the teaching/learning process, as well as an Unit Plan prepared bearing in mind the guiding principles in the teaching of foreign languages. To conclude, some final considerations about this path as a master’s student and future teacher will be presented, referring the relevant aspects of this experience and what I expect to accomplish regarding my professional life

Description

Keywords

Língua estrangeira Ensino do francês Ensino do inglês Role play Produção oral Investigação

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License