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Comunicação digital e os partidos políticos portugueses

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Abstract(s)

A temática da comunicação digital e as instituições politicas é, ainda hoje, pouco estudada num país como Portugal que tem mais de 10 milhões de eleitores. Numa era global é necessário que os partidos políticos portugueses respondam com eficácia e dinamismo às necessidades dos seus públicos, nomeadamente no contexto digital. Neste sentido, entende-se que a comunicação dialógica através dos seus princípios, com destaque para o ciclo dialógico (Kent e Taylor, 1998), pode ter um papel preponderante na relação, interação entre os partidos político e os eleitores. Por isso, este estudo procura responder à seguinte pergunta investigação: Qual o papel da comunicação digital, a partir do princípio ciclo dialógico, para os partidos políticos portugueses? Como objetivos gerais apresenta os seguintes: Identificar o grau de adoção dos ciclos dialógicos nos websites dos partidos políticos; Estudar a relação entre o número de ciclos dialógicos utilizados pelos partidos e os resultados eleitorais obtidos nas Eleições. E como específicos: Identificar o grau de adoção de cada indicador do princípio ciclo dialógico nos websites; Identificar o grau de adoção de cada indicador do princípio ciclo dialógico por cada partido / coligação; Identificar a relação do grau de adoção dos indicadores e os resultados eleitorais; Identificar as razões por que nunca acederam ao website de algum partido políticos; Identificar as razões por que acederam ao website de algum partido políticos; Identificar qual o grau de importância que os utilizadores atribuem a cada indicador do princípio ciclo dialógico nos websites; Realizar uma análise comparativa da importância que os utilizadores atribuem a cada indicador do princípio ciclo dialógico nos websites e a adoção desses indicadores nos websites dos Partidos Políticos. Nesta investigação, optou-se por realizar uma pesquisa de natureza mista, quantitativa e qualitativa, com os dados a serem recolhidos através de uma grelha e de um inquérito por questionário, instrumentos construídos com base na revisão de literatura. Os dados permitiram concluir que apesar de uma baixa adoção dos indicadores do ciclo dialógico por parte das organizações partidárias, é relevante identificar a exigência que os utilizadores têm ao mostrar a necessidade de estes estarem mais próximos do partido e da restante comunidade, pretendendo um ambiente online mais interativo.
The topic of digital communication and political institutions is, even today, little studied in a country like Portugal, which has more than 10 million voters. In a global era, it is necessary for Portuguese political parties to respond effectively and dynamically to the needs of their audiences, particularly in the digital context. In this sense, it is understood that dialogical communication through its principles, with emphasis on the dialogical cycle (Kent and Taylor, 1998), can have a preponderant role in the relationship and interaction between political parties and voters. Therefore, this study seeks to answer the following research question: What is the role of digital communication, based on the dialogical cycle principle, for Portuguese political parties? The general objectives are the following: Identify the degree of adoption of dialogical cycles on political party websites; Study the relationship between the number of dialogical cycles used by parties and the electoral results obtained in the Elections. And as specific: Identify the degree of adoption of each indicator of the dialogical cycle principle on websites; Identify the degree of adoption of each indicator of the dialogic cycle principle by each party/coalition; Identify the relationship between the degree of adoption of indicators and electoral results; Identify the reasons why they never accessed a political party’s website; Identify the reasons why they accessed the website of a political party; Identify the degree of importance that users attribute to each indicator of the dialogical cycle principle on websites; Carry out a comparative analysis of the importance that users attribute to each indicator of the dialogic cycle principle on websites and the adoption of these indicators on Political Party websites. In this investigation, it was decided to carry out research of a mixed, quantitative and qualitative nature, with data to be collected through a grid and a questionnaire survey, instruments constructed based on the literature review. The data allowed us to conclude that despite a low adoption of the dialogical cycle indicators by party organizations, it is important to identify the demands that users have by showing the need for them to be closer to the party and the rest of the community, wanting an online environment more interactive.

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Websites Comunicação digital Politica Dialogismos digitais Ciclo dialógico Partidos políticos Portugal Digital communication Policy Digital dialogisms Dialogic cycle

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