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Turismo cinematográfico e a imagem do destino: impactes nas comunidades anfitriãs

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Abstract(s)

Nas últimas décadas, o turismo cinematográfico tem registado uma expansão em todo o mundo. Cada vez mais os autores apresentam definições, comportamentos e motivações dos turistas cinematográficos (Beeton, 2005). O turismo cinematográfico possui um conjunto de impactes positivos, como o fortalecimento das belezas paisagísticas, o orgulho local, a preservação da cultura local, a conservação dos recursos naturais, a atração de investimentos, a melhoria das infraestruturas locais, o aumento do número de instalações turísticas e oportunidades de emprego (Mendes et al., 2016). No entanto, tendo como base os mesmos autores existem também impactes negativos a ter em conta: aumento do congestionamento do tráfego, aumento do lixo e do preço de muitos bem e serviços, a perturbação da paz e tranquilidade, conflitos sociais, aumento da criminalidade e do uso de drogas e álcool. A esta temática aliou-se a imagem do destino que, de acordo com Baloglu e McCleary (1999), é gerada a partir de fatores pessoais dos turistas bem como estímulos externos. Este conceito possui um conjunto de componentes abordados neste estudo, nomeadamente a imagem cognitiva, afetiva e conativa. Posto isto, foi definido o objetivo geral do estudo que se baseia em compreender de que forma o turismo cinematográfico e a imagem do destino impactam as comunidades anfitriãs em Portugal. Para além disso foram definidos três objetivos específicos: avaliar a atratividade de Portugal como destino cinematográfico com recurso à imagem cognitiva; analisar as características sociodemográficas com o impacto do turismo cinematográfico; e avaliar a imagem afetiva da comunidade anfitriã como resultado dos impactes do turismo cinematográfico. Para responder a estes objetivos, foi criado e aplicado um questionário a 125 residentes em Portugal. A partir dos dados recolhidos e da aplicação do teste ANOVA e a Correlação de Pearson conclui-se que a faixa etária da comunidade anfitriã determina os impactes do turismo cinematográfico no local e os impactes do turismo cinematográfico vão determinar o sentimento da comunidade local ao visualizar Portugal em filmes/séries. Ao nível das limitações do estudo é importante referir que ainda não existe informação suficiente e atualizada sobre o conceito de turismo cinematográfico. Para além disso, a extensão do questionário constitui um constrangimento para a atração de participantes a este estudo. Em estudos futuros propõe-se a análise do turismo cinematográfico por região tendo em conta as obras filmadas nestes locais. Para além disso, a criação de focus group e entrevistas exploratórias é fundamental para a troca de ideias e conhecimento.
In recent decades, film tourism has expanded throughout the world. Increasingly, authors present definitions, behaviors, and motivations of film tourists (Beeton, 2005). Film tourism has a range of positive impacts, such as strengthening scenic beauty, local pride, preserving local culture, conserving natural resources, attracting investment, improving local infrastructure, increasing the number of facilities, and employment opportunities (Mendes et al., 2016). However, based on the same authors, there are also negative impacts to consider: increased traffic congestion, increased waste and the price of many goods and services, disruption of peace and tranquility, social conflicts, increased crime and the use of drugs and alcohol. This concept was combined with the image of the destination which, according to Baloglu and McCleary (1999), is generated from tourists' personal factors as well as external stimuli. This concept has a set of components addressed in this study, namely the cognitive, affective, and conative image. That said, the general objective of the study was defined based on understanding how film tourism and the image of the destination, impact host communities in Portugal. In addition, three specific objectives were defined: to evaluate the attractiveness of Portugal as a cinematographic destination using cognitive image; analyze sociodemographic characteristics with the impact of film tourism; and evaluate the affective image of the host community because of the impacts of film tourism. To respond to these objectives, a questionnaire was created and administered to 125 residents in Portugal. From the data collected and the application of the ANOVA test and Pearson Correlation, it is concluded that the age group of the host community determines the impacts of film tourism on the location and the impacts of film tourism will determine the feeling of the local community when viewing Portugal in films/series. In terms of the limitations of the study, it is important to note that there is still not enough and updated information on the concept of film tourism. Furthermore, the length of the questionnaire constitutes a constraint on attracting participants to this study. In future studies, it is proposed to analyze cinematographic tourism by region, considering the works filmed in these locations. Furthermore, the creation of focus group and exploratory interviews is essential for the exchange of ideas and knowledge.

Description

Dissertação de mestrado

Keywords

Turismo cinematográfico Imagem de destino Imagem cognitiva Imagem conativa Imagem afetiva Film tourism Destination image Cognitive image Conative Image Affective image

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