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Automatização do processo produtivo de cabos de comando para automóveis

dc.contributor.advisorSilva, Francisco José Gomes da
dc.contributor.authorCoelho, Luís Miguel Brito
dc.date.accessioned2021-09-08T08:37:24Z
dc.date.available2021-09-08T08:37:24Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractA indústria automóvel apresenta‐se como sendo uma das mais importantes, tanto na economia de cada país, como na economia mundial. No entanto, nos últimos anos têm‐ se verificado uma recessão, tanto ao nível de automóveis fabricados como ao nível de automóveis vendidos. As empresas do setor, incluindo também as que se destinam ao fabrico de componentes para veículos, estão sujeitas a fortes exigências. Uma delas, é a forte competitividade que existe na indústria. Como tal, estas são obrigadas a recorrer a tecnologias de ponta para se tornarem sustentáveis e economicamente competitivas, sem colocar em causa a qualidade dos seus produtos. O presente trabalho foi solicitado pela FicoCables, do grupo Ficosa, tendo em vista a automatização de um equipamento, capaz de produzir subconjuntos para cabos de comando. Este novo equipamento, surge da necessidade que a empresa tinha em aumentar a quantidade de cabos produzidos na linha de produção JLR, para conseguir assim, satisfazer as suas encomendas. Era também expectável que fosse conseguido, reduzir a intervenção da mão de obra utilizada e, de certa forma, os custos associados à linha de produção. Para resolver o problema acima referido, foi previamente projetado um novo equipamento. O principal foco deste trabalho foi automatizar esse equipamento. Deste modo, para que fosse possível automatizar este equipamento, era necessário conhecer todo o processo e, posteriormente,selecionar corretamente os dispositivos necessários, visto que existe no mercado uma panóplia de componentes que permitem automatizar um equipamento. Concluído este processo, procedeu‐se ao desenvolvimento da programação dos respetivos autómatos e HMI´s (Human Machine Interface). Em suma, concluída a automatização do equipamento e incorporando este na linha de produção JLR, foi conseguido reduzir o tempo de produção de oito segundos para sete segundos, aproximadamente. Esta redução, consequentemente, irá fazer com que o número de peças produzidas seja superior. Ao nível financeiro, também foi conseguido verificar‐se melhorias. Consegue‐se produzir mais unidades, com menos recursos, humanos e materiais, eliminando inventários intermédios, e deste modo, o capital usado para a construção do equipamento é amortizado em cerca de 9 meses.pt_PT
dc.description.abstractThe automobile industry presents itself as one of the most important, both in the terms of economy of each country and in the world economy. However, in recent years there has been a recession, both in terms of cars manufactured and in terms of cars sold. Companies in the sector, including those involved in the manufacture of vehicle components, are subject to strong challenges. One of them isthe strong competitiveness that exists in the industry. As such, they are forced to use cutting‐edge technologies to become sustainable and economically competitive, without jeopardizing the quality of their products. This work wasrequested by FicoCables, from the Ficosa group, with a view to automating an equipment capable of producing sub‐assemblies for command cables. This new equipment arises from the company's need to increase the quantity of cables produced on the JLR production line, in order to fulfill its orders. It was also expected that it would be achieved, reducing the intervention of the labor used and, in a certain way, the costs associated with the production line. Thus, a new equipment was previously designed to overcome the aforementioned problem. In order to automate this equipment, the main focus of this work, it was necessary to know the entire process and, subsequently, correctly select the necessary devices,since there is a panoply of components on the market that allow the automation of equipment. Once this process was completed, the programming of the respective automata and HMI's (Human Machine Interface) was developed. In short, having completed the automation of the equipment and incorporating it into the JLR production line, it was possible to reduce the production time from eight seconds to approximately seven seconds. This reduction, consequently, will make the number of parts produced higher. At the financial level, improvements were also achieved. It is possible to produce more units, with fewer resources, human and material, eliminating intermediate inventories, and in this way, the capital used for the construction of the equipment is amortized in about 9 months.pt_PT
dc.identifier.tid202812952
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/18328
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectIndústria automóvel
dc.subjectCabos de comando
dc.subjectAutomatização de processos
dc.subjectHomem vs. máquina
dc.subjectProgramação de autómatos
dc.subjectAutomação Industrial
dc.subjectAutomotive industry
dc.subjectControl cables
dc.subjectProcess automation
dc.subjectMan vs. Machine
dc.subjectAutomaton Programming
dc.subjectIndustrial Automation
dc.titleAutomatização do processo produtivo de cabos de comando para automóveispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Mecânica - Construções Mecânicaspt_PT

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