Repository logo
 
Publication

Quais as vantagens competitivas do Mercure Porto Centro Aliados?

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorMouta, Cristina
dc.contributor.authorPereira, Ana Catarina Ribeiro
dc.date.accessioned2024-12-03T18:21:15Z
dc.date.available2024-12-03T18:21:15Z
dc.date.issued2024-10-29
dc.descriptionRelatório de estágio
dc.description.abstractO principal foco de toda e qualquer empresa é o sucesso e, sem sombra de dúvida, o mesmo se enquadra no setor hoteleiro. No entanto, só é possível atingir o sucesso se este estiver apoiado por uma gestão estratégica. Trata-se de um processo dinâmico e sistemático que permite acompanhar os objetivos, inicialmente propostos, com o propósito de adaptar as empresas as mudanças do ambiente envolvente, sem nunca descurar as necessidades dos clientes e procurando sempre alcançar a vantagem competitiva. Assim sendo, e dado que este é um mercado competitivo, é imprescindível que os hotéis planeiem, estrategicamente, a sua performance e atuação no mercado. Simultaneamente, é necessário identificar os pontos fracos, pontos fortes, as ameaças e as oportunidades. Deste modo, o valor da empresa, do ponto de vista do cliente, é valorizado e, consequentemente, aumentado, tendo a empresa mais probabilidade de, assim, ser líder de mercado. Partindo deste princípio, conclui-se que, inevitavelmente, existe uma dependência entre o alcance de uma vantagem competitiva sustentável e o plano estratégico delineado para o sucesso e implementado pela empresa. O presente trabalho de investigação tem como foco a identificação e análise das vantagens competitivas do hotel Mercure Porto Centro Aliados. Em adição, pretende-se identificar quais os principais concorrentes e as linhas seguidas pelos mesmos, proceder a análise das vantagens competitivas do hotel e, posteriormente, apresentar estratégias que visem o reforço da vantagem competitiva. Para que este propósito seja exequível, a metodologia qualitativa foi a escolhida, tendo sido usada a técnica de análise de conteúdo aos comentários efetuados pelos clientes, nas plataformas digitais.pt_PT
dc.description.abstractThe main focus of any company is success, and this is undoubtedly true of the hotel sector. However, success can only be achieved if it is supported by strategic management. Strategic management is a dynamic and systematic process that allows you to keep up with the objectives you initially set, with the aim of adapting companies to changes in the surrounding environment, without ever neglecting the needs of customers and always seeking to achieve a competitive advantage. Given that this is a competitive market, it is essential for hotels to strategically plan their performance in the market. At the same time, it is necessary to identify and transform weaknesses into strengths and threats into opportunities, so that the value of the company from the customer's point of view is enhanced and consequently increased, thus becoming the market leader. Based on this principle, it can be concluded that there is inevitably a dependency between achieving a sustainable competitive advantage and the strategic plan outlined for success and implemented by the company. This research project focuses on identifying and analyzing the competitive advantages of the Mercure Porto Centro Aliados hotel. in addition, the aim is to identify the main competitors and the lines followed by them; to analyze the hotel's competitive advantages; and then to present strategies aimed at strengthening the competitive advantage. For this to be achievable, a qualitative methodology was chosen, using the technique of content analysis of comments made by customers on digital platforms.pt_PT
dc.identifier.tid203742001pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/26628
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEstratégiapt_PT
dc.subjectHotelpt_PT
dc.subjectPortopt_PT
dc.subjectVantagem competitivapt_PT
dc.subjectStrategypt_PT
dc.subjectCompetitive advantagept_PT
dc.titleQuais as vantagens competitivas do Mercure Porto Centro Aliados?pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Direção Hoteleirapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_AnaPereira_2024.pdf
Size:
17.99 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: