Publication 
La condition de la femme dans "Le Cid"
| dc.contributor.author | Pedrosa, LĂșcia Margarida Pinho Lucas de Freitas de Carvalho | |
| dc.date.accessioned | 2013-11-15T11:49:02Z | |
| dc.date.available | 2013-11-15T11:49:02Z | |
| dc.date.issued | 2008 | |
| dc.description.abstract | La tragi-comĂ©die de Corneille, «Le Cid» (1636-7), est davantage une piĂšce dâamour qui illustre bien la condition de la femme au XVIIĂšme siĂšcle. Le triangle amoureux constituĂ© par lâInfante, ChimĂšne et Rodrigue est lâun des fondements de la piĂšce. Cependant, comme les personnages sont insĂ©rĂ©s dans un systĂšme fĂ©odal basĂ© sur une idĂ©ologie aristocratique, lâamour ne se prĂ©sente pas comme une jouissance paisible. De cette façon, il y a une lutte acharnĂ©e entre lâamour, le devoir et lâhonneur, ce qui est frappant au niveau lexical. Les personnages les plus jeunes utilisent beaucoup de mots associĂ©s au thĂšme de lâamour et qui ont le radical amour-, tandis que les plus ĂągĂ©s emploient trĂšs souvent des mots qui appartiennent au champ lexical de lâhonneur et de la gloire. Selon D. DiĂšgue, lâhonneur a plus de puissance que lâamour, et il trouve que lâhomme qui sâendort dans lâamour oublie ses devoirs. Pour lâInfante, ChimĂšne et Rodrigue, lâamour est liĂ© Ă la souffrance. LâInfante souffre, mais elle se conforme, parce quâĂ©tant donnĂ© quâelle est fille de roi, elle ne peut pas aimer Rodrigue qui appartient Ă un rang infĂ©rieur. ChimĂšne est le revers de lâInfante, câest une femme rebelle qui veut mouler sa destinĂ©e. Cependant, tout au long de la piĂšce, lâhĂ©roĂŻne est assujettie Ă une force mĂąle: si parfois lâamour entre elle et Rodrigue ressemble Ă lâamour courtois du Moyen Ăąge quand il se met Ă la disposition de sa maĂźtresse et la place au-dessus de lui, la plupart du temps il met la passion en dessous de lâhonneur, parce que câest un homme et descend dâune famille de guerriers vaillants. Selon le code chevaleresque dans lequel il est insĂ©rĂ© la femme est infĂ©rieure Ă lâhomme. Ă la fin de la piĂšce, il y a une victoire de lâamour sur lâhonneur et le devoir : ChimĂšne abdique de son honneur en pardonnant et en prenant pour mari lâassassin de son pĂšre. Le monde de lâĂ©lĂ©ment masculin triomphe et elle devient le prix de la victoire de Rodrigue. Mais si son statut de femme lâempĂȘche de sortir victorieuse, elle ne se conforme pas et dans sa derniĂšre tirade elle met en question la justice et dĂ©fie la sociĂ©tĂ© fĂ©odale. | por | 
| dc.description.abstract | A tragicomĂ©dia de Corneille, «Le Cid» (1636- 1637), Ă© sobretudo uma peça de amor que ilustra bem a condição da mulher no sĂ©culo XVII. O triĂąngulo amoroso formado pela Infanta, ChimĂšne e Rodrigue Ă© um dos alicerces da peça. No entanto, como as personagens estĂŁo inseridas num sistema feudal, baseado numa ideologia aristocrĂĄtica, o amor nĂŁo se desfruta tranquilamente. HĂĄ uma luta renhida entre o amor, o dever e a honra, que estĂĄ bem patente ao nĂvel lexical. As personagens mais jovens utilizam muitas palavras da mesma famĂlia de amor e outras que pertencem a essa ĂĄrea vocabular. PorĂ©m, as personagens mais velhas empregam frequentemente vocĂĄbulos pertencentes ao campo lexical da honra e da glĂłria. Segundo D. DiĂšgue, a honra Ă© mais poderosa do que o amor e todo o homem que se refugia no amor esquece os seus deveres. Para a Infanta, ChimĂšne e Rodrigue, o amor estĂĄ intrinsecamente ligado ao sofrimento. A Infanta sofre, mas conforma-se, porque sendo filha de rei nĂŁo pode amar Rodrigue, que pertence a uma classe inferior. ChimĂšne Ă© o oposto da Infanta â Ă© uma mulher rebelde que quer decidir o seu destino. No entanto, ao longo da peça, a heroĂna Ă© dominada por uma força masculina. Se por vezes o amor entre ela e Rodrigue se assemelha ao amor cortĂȘs, quando ele se pĂ”e Ă disposição da sua senhora, Ă© mais frequente ele subalternizar o amor em relação Ă honra. Rodrigo Ă© homem e descende de uma famĂlia de guerreiros valentes, por isso estĂĄ inserido no cĂłdigo cavalheiresco segundo o qual a mulher Ă© inferior ao homem. No fim da peça, o amor e o elemento masculino triunfam da honra. ChimĂšne abdica da honra ao perdoar e aceitar como futuro marido o homem que assassinou o seu pai, passando assim a ser o trofĂ©u de Rodrigue. Mas se a sua condição feminina a impede de vencer, ela nĂŁo se conforma e, na sua Ășltima tirada, pĂ”e em causa a Justiça e desafia a sociedade feudal. | por | 
| dc.identifier.doi | 10.34630/polissema.vi8.3286 | pt_PT | 
| dc.identifier.issn | 1645-1937 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/2853 | |
| dc.language.iso | fra | por | 
| dc.peerreviewed | yes | por | 
| dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto | por | 
| dc.relation.publisherversion | https://parc.ipp.pt/index.php/Polissema/article/view/3286 | por | 
| dc.subject | Honneur | por | 
| dc.subject | Femme | por | 
| dc.subject | Corneille | por | 
| dc.subject | Tragi-comédie | por | 
| dc.subject | Amour | por | 
| dc.subject | Devoir | por | 
| dc.subject | Amor | por | 
| dc.subject | Mulher | por | 
| dc.subject | Tragicomédia | por | 
| dc.subject | Dever | por | 
| dc.subject | Honra | por | 
| dc.title | La condition de la femme dans "Le Cid" | por | 
| dc.type | journal article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Porto | por | 
| oaire.citation.endPage | 152 | por | 
| oaire.citation.startPage | 138 | por | 
| oaire.citation.title | Polissema: revista de letras do ISCAP | por | 
| oaire.citation.volume | 8 | por | 
| rcaap.rights | openAccess | por | 
| rcaap.type | article | por | 
