Repository logo
 
Publication

Percepção dos Educadores sobre FE quentes e frias no desenvolvimento educacional dos alunos

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSantos, Miguel Augusto Meneses da Silva
dc.contributor.authorFaustino, Elisangela das Dores
dc.date.accessioned2024-02-21T10:38:27Z
dc.date.available2024-02-21T10:38:27Z
dc.date.issued2021
dc.date.submitted2021
dc.description.abstractNunca se falou tanto impactos socioemocionais como nos últimos anos, com o advento causado pela pandemia da Covid 19, o que robusteceu o interesse em descobrir que conhecimento que os professores brasileiros, de Educação Especial e Educação Regular, possuem sobre as Funções Executivas, em concreto, os domínios frio (cognitivos) e quente (aspectos socioemocionais) na aprendizagem. Para isso, foi proposto um questionário (para cada domínio) com 44 perguntas ao todo. A amostra foi composta de 25 professores que atuam na educação regular da rede pública e privada, com alunos típicos e atípicos. Os resultados foram analisados numa abordagem quantitativa com a finalidade de elaborar uma análise descritiva dos questionários, que evidenciou a acreditação dos professores em relação das FE fria e quente em contexto.pt_PT
dc.description.abstractSocial and emotional impacts have never been talked about as much as in recent years, with the advent of the Covid 19 pandemic, which strengthened the interest in discovering what knowledge Brazilian Special Education and Regular Education teachers have about Executive Functions, specifically about the domains cold (cognitive) and hot (socio-emotional aspects) in learning. For this, a questionnaire (for each domain) with 44 questions in all was proposed. The sample consisted of 25 teachers who work in regular education in public and private schools, with typical and atypical students. The results were analyzed using a quantitative approach in order to elaborate a descriptive analysis of the questionnaires, which evidenced the teachers' accreditation in relation to the cold and hot EF in context.pt_PT
dc.identifier.tid203534387
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/25047
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectFunção executivapt_PT
dc.subjectFE quentept_PT
dc.subjectFE friapt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectAlunospt_PT
dc.subjectExecutive functionpt_PT
dc.subjectHot FEpt_PT
dc.subjectCold FEpt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectStudentspt_PT
dc.titlePercepção dos Educadores sobre FE quentes e frias no desenvolvimento educacional dos alunospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especial: Multideficiência e Problemas de Cogniçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Elisangela Fautino_2021.pdf
Size:
1.45 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: