Publication
Improving the Transport of Non-urgent Patients by a Fire Station
datacite.subject.fos | Métodos de Apoio | pt_PT |
datacite.subject.fos | Decisão Empresarial | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Silva, Eliana Oliveira da Costa e | |
dc.contributor.author | Lopes, Emanuel Pacheco | |
dc.date.accessioned | 2022-01-11T11:31:35Z | |
dc.date.available | 2022-01-11T11:31:35Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.description.abstract | Os Bombeiros Portugueses têm muitas tarefas a realizar no seu dia a dia, sendo uma delas o transporte de doentes não urgentes. Este transporte é geralmente comparticipado financeiramente pelo Serviço Nacional de Saúde. No entanto, os rendimentos assim obtidos são muito reduzidos. Deste modo, é importante para estas instituições sem fins lucrativos otimizar os seus serviços e recursos por forma a conseguirem prestar um serviço de qualidade e garantir a sua continuidade. Outro aspeto que não pode ser subestimado, é o dever destas instituições reduzirem a sua pegada ecológica. O planeamento deste tipo de transporte é normalmente realizado sem a utilização de uma ferramenta de apoio à decisão. O operador agrupa manualmente os pacientes por hora de consulta e o motorista escolhe a ordem da recolha que lhe parece mais adequada. Existem, no entanto, alguns quarteis de bombeiros que já recorrem a ferramentas para otimizarem o planeamento das suas operações. No entanto, representam um número muito reduzido de prestadores. De facto, na grande maioria dos quarteis de bombeiros, é ainda feita a seleção manual da ordem da recolha dos pacientes e no seu agrupamento por veículo. Neste sentido foi realizada uma pesquisa pelas soluções e métodos já existentes para auxiliar no transporte não urgente de doentes. Foi possível identificar uma ferramenta open source desenvolvida em Excel que utiliza métodos heurísticos. Foi-nos possível perceber que tal ferramenta é capaz de auxiliar os bombeiros a otimizarem as rotas de recolha dos pacientes, diminuindo assim a distância percorrida. O nosso método consistiu em realizar testes de performance à ferramenta identificada utilizando dados reais de um corpo de bombeiros do Norte de Portugal. Os resultados foram comparados com os dados históricos do quartel de bombeiros. Depois de adicionar algumas restrições foi possível afinar este solver e permitir que ficasse mais ajustado às necessidades do quartel. | pt_PT |
dc.description.abstract | The Portuguese Fire ghters have many tasks to carry out in their daily work, one of them is the transport of non-urgent patients. This transport is generally nancially subsidized by the National Health Care Service. However, these transports represent a low income. Therefore, it is important for these institutions to optimize their services and resources, in order to provide a service of high quality and ensure its continuity. Another aspect that cannot be underestimated is the duty of these organizations to reduce their ecological footprint. Planning this type of transport is usually carried out without the use of a decision-support tool. The operator groups the patients by appointment time and the driver chooses the order of the collection of the patient that considers most appropriate. However, there are some re stations that already use tools to optimize the planning of their operations. The fact is that, the majority of the re stations, still use manual selection to choose the order the patients are collected and for grouping the patients per vehicle. To nd a solution for our case of study, a literature review was carried out into the solutions and methods that already exist to assist on the transport of non-urgent patients. We found an open source tool, developed in Excel, that uses heuristic methods and was developed to help the health care and tourism sectors. It was possible to realize that this tool is able to help re stations to optimize their routes, thus reducing the kilometers traveled. Our method consisted on performing performance tests on the tool using real data provided by a re station in the North of Portugal. The results were compared with historical data from the re station. After adding some constraints to the open source tool, it was possible to ne-tune it to go in line with the speci cities of the re station. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202898687 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/19380 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Bombeiros | pt_PT |
dc.subject | Pacientes não urgentes | pt_PT |
dc.subject | Problema de roteamento de veículos | pt_PT |
dc.subject | Heurísticas | pt_PT |
dc.subject | Logística Humanitária | pt_PT |
dc.title | Improving the Transport of Non-urgent Patients by a Fire Station | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | embargoedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Métodos de Apoio à Decisão Empresarial | pt_PT |
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- DM_EmanuelLopes_MMADE_2021