Repository logo
 
Publication

O Audiovisual como ferramenta de aprendizagem de Inglês Língua Estrangeira num contexto desfavorecido do 1º Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorAraújo, Sofia Maria Cruz de Melo
dc.contributor.authorNogueira, Cláudia Patrícia Vasconcelos
dc.date.accessioned2022-11-03T17:43:45Z
dc.date.available2022-11-03T17:43:45Z
dc.date.issued2019
dc.date.submitted2019
dc.description.abstractCom o presente estudo, realizado no âmbito do Relatório Final de Estágio em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico, proponho-me perceber se, e de que forma, o audiovisual é de alguma forma útil na aprendizagem no Inglês Língua Estrangeira num contexto desfavorecido do 1º Ciclo do Ensino Básico. O estudo assenta na convicção de que alunos integrados em contexto desfavorecido beneficiarão do uso dos audiovisuais no ensino da língua Inglesa sendo que o audiovisual é capaz de influenciar o comportamento, o interesse e a motivação. O estudo desenvolvido aproxima-se de um paradigma interpretativo baseado numa metodologia humanista-interpretativa com a utilização de uma técnica qualitativa descritiva e quantitativa numa perspetiva de investigação-ação (Alarcão, 2001). É através dos resultados obtidos que se constatou que a utilização do audiovisual permite um maior envolvimento dos alunos nas atividades propostas e promove a melhoria do processo de ensino/aprendizagem ao contribuir para o aumento da motivação e do interesse.pt_PT
dc.description.abstractThrough the present study, developed in the framework of Final Internship Report of teaching English in primary school years, I aim to understand how audiovisual is an useful tool in the learning of English as a foreign language in an underprivileged context of primary education. This study stands upon the conviction that students in such underprivileged context could benefit from the usage of audiovisual tools in the teaching of English being that these tools can influence the behavior, the interest and motivation of the students. The study developed resorts to an interpretivist paradigm based upon a humanistic-interpretivist methodology with the usage of a qualitative descriptive technique in an investigation-action perspective (Alarcão, 2001). The results obtained served to understand that the usage of audiovisual tools allows greater engagement of the students in the various activities presented and served to improve the teaching-learning process through their contribution to the rise in motivation and interest.pt_PT
dc.identifier.tid203090357
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/20976
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectAudiovisualpt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectInteressept_PT
dc.subjectParticipaçãopt_PT
dc.subjectEnsino num contexto social desfavorecidopt_PT
dc.subjectEnsino de Inglês Língua Estrangeirapt_PT
dc.subject1ºCEBpt_PT
dc.subjectMotivationpt_PT
dc.subjectInterestpt_PT
dc.subjectParticipationpt_PT
dc.subjectTeaching in an underprivileged social contextpt_PT
dc.subjectTeaching of English as a foreign languagept_PT
dc.subjectPrimary Schoolpt_PT
dc.titleO Audiovisual como ferramenta de aprendizagem de Inglês Língua Estrangeira num contexto desfavorecido do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Cláudia Nogueira_2019.pdf
Size:
1.8 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: