Repository logo
 
Publication

O eremitismo (im)possível: uma viagem A/V em torno da Natureza e da tecnologia

dc.contributor.advisorPereira, Bruno Alexandre Bernardino
dc.contributor.advisorLopes, Filipe Cunha Monteiro
dc.contributor.authorPereira, Rodrigo José Alves
dc.date.accessioned2024-09-06T11:07:28Z
dc.date.available2024-09-06T11:07:28Z
dc.date.issued2024-07-23
dc.description.abstractO eremitismo (im)possível: uma viagem A/V em torno da Natureza e da tecnologia é um projeto de investigação artística que, a partir de uma experiência de viagem, cruza literatura, autoetnografia, sons e imagens, numa proposta rizomática que se constrói com base em tensões conceptuais e de interações e intersecções entre os vários elementos que a constituem.‌‌Inspirado pela obra seminal de Henry David Thoreau, Walden ou a Vida nos Bosques, o autor realizou uma viagem nos E.U.A. que tinha como destino o lago Walden, Massachusetts. Durante essa viagem foram recolhidas, imagens, sons e experiências que servem de matéria prima à reflexão e experimentação audiovisual que dá corpo a este projeto.‌‌ Aplicando uma metodologia influenciada pela interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, são também evocados os conceitos de sinergia, sincretismo e sinestesia retrabalhados por Gene Youngblood em Expanded Cinema (1970), como fundamentação para a criação audiovisual (A/V).‌‌O trabalho criado dialoga com diferentes vertentes, conceptuais e abstratas. Integra na criação sonora e visual elementos “reais” e outros criados a partir de síntese eletrónica construída a partir de um sintetizador modular de som e imagem.‌‌Motivada sob a ideia que o espaço, o tempo e a forma como se expõe os objetos audiovisuais, são elementos fundamentais na sua conceção e transmissão, a criação de vídeo é pensada em formato expandido onde as relações entre som e imagem são exploradas a partir da sincronia, diacronia e disrupção, procurando promover uma experiência sensorial e poética.‌‌ O corpo de texto deste trabalho concebe-se através de descrições subjetivas acerca das observações e reflexões do autor durante a viagem e das especificidades técnicas e tecnológicas da criação artística, complementando a produção do objeto vídeo com uma reflexão crítica sobre a forma como se constitui.pt_PT
dc.description.abstract‌‌The (Im)possible Hermitism: an A/V Journey Around Nature and Technology is an artistic research project that, based on a travel experience, intertwines literature, autoethnography, sounds and images in a rhizomatic proposal. This project is built on conceptual tensions, interactions and intersections among its various constitutive elements.‌‌Inspired by Henry David Thoreau's seminal work Walden, or Life in the Woods, the author undertook a journey in the USA, with the destination being Walden Pond in Massachusetts. During this journey, images, sounds, and experiences were collected, serving as raw material for the audiovisual reflection and experimentation that form to this project.‌‌Applying a methodology influenced by interdisciplinarity and transdisciplinarity, the concepts of synergy, syncretism, and synesthesia reworked by Gene Youngblood in Expanded Cinema (1970) are also invoked as the foundation for audiovisual (A/V) creation. The work created dialogues with different conceptual and abstract aspects. It integrates into its sound and visual creation both "real" elements and others created from electronic synthesis, built from a modular sound and image synthesizer.‌‌Driven by the idea that space, time, and the way audiovisual objects are presented are fundamental elements in their conception and transmission, the video creation is designed in an expanded format where the relationships between sound and image are explored through synchrony, diachrony, and disruption. This approach seeks to promote a sensory and poetic experience. The body of this work transitions from subjective descriptions of what the author observed during the journey to the technical and technological specifics of artistic creation, complementing the production of the video object with a critical reflection on how it is constituted.pt_PT
dc.identifier.tid203682963pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/25928
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectInvestigação artísticapt_PT
dc.subjectCriação audiovisualpt_PT
dc.subjectA/Vpt_PT
dc.subjectTransdisciplinaridadept_PT
dc.subjectIntermodalidadept_PT
dc.subjectSinergiapt_PT
dc.subjectSincretismopt_PT
dc.subjectCinema sinestésicopt_PT
dc.subjectHenry David Thoreaupt_PT
dc.subjectAutoetnografia‌‌pt_PT
dc.subjectArtistic researchpt_PT
dc.subjectAudiovisual creationpt_PT
dc.subjectTransdisciplinaritypt_PT
dc.subjectIntermodalitypt_PT
dc.subjectSynergypt_PT
dc.subjectSyncretismpt_PT
dc.subjectSynesthetic cinemapt_PT
dc.subjectAutoethnographypt_PT
dc.titleO eremitismo (im)possível: uma viagem A/V em torno da Natureza e da tecnologiapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameProjeto apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Artes e Tecnologias do Sompt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Rodrigo_Pereira_MATS_2024.pdf
Size:
614.09 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: