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Plataforma de Competição de Veleiros Autónomos

datacite.subject.fosSistemas Autónomospt_PT
dc.contributor.advisorMalheiro, Maria Benedita Campos Neves
dc.contributor.authorAlves, Bruno Miguel Ferreira
dc.date.accessioned2017-12-14T12:22:21Z
dc.date.available2017-12-14T12:22:21Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractEsta dissertação apresenta o desenvolvimento de uma plataforma de competição de veleiros autónomos. O objetivo da plataforma é suportar competições em ambientes reais ou simulados, constituindo assim uma ferramenta de avaliação de algoritmos de navegação. A plataforma é um sistema aberto, escalável, modular e distribuído que adota o paradigma dos Sistemas Multi-Agente (SMA) para a modelação dos veleiros e uma interfaceWeb para visualização e acompanhamento das competições reais ou simuladas. Do ponto de vista da arquitetura, a plataforma encontra-se dividida em duas camadas: (i ) Front-End e (ii ) Back-End. O Back-End é constituído por um servidor Web, um servidor JavaScript Object Notation (JSON), um servidor de base de dados relacionais, um servidor de base de dados não relacionais e uma plataforma de execução de agentes que exp~oe uma Application Programming Interface (API) através de serviços Web do tipo Representational State Transfer (REST) { RESTful. O Front-End contempla dois tipos de clientes: os navegadores que disponibilizam a interface Web e os agentes de software que representam os veleiros e interagem com a plataforma de execução de agentes através da API RESTful. Cada competição representada na plataforma possui três tipos de agentes: (i ) o agente administrador da competição, que controla o cumprimento das regras por parte dos veleiros; (ii ) o agente meteorológico, responsável pela representação das condições meteorológicas da competição e (iii ) os agentes veleiro, que realizam a modelação física de um veleiro. Por último, a modelação física dos veleiros contempla: (i ) a massa; (ii ) a área vélica; (iii ) o ângulo da vela e do leme; (iv) a velocidade e a direção do vento e (v) a posição e velocidade do casco.pt_PT
dc.description.abstractThis dissertation presents the development of a competition platform for autonomous sailboats. The platform's goal is to support competition in real or simulated environments, thus providing an assessment tool of navigation algorithms. The platform is an open, scalable, modular and distributed system that adopts the paradigm of Multi-Agent Systems (MAS) for the modelling of sailboats and a Web interface for the viewing and monitoring of real or simulated competitions. From an architectural point of view, the platform is divided into two components: (i ) Front-End and (ii ) Back-End. The Back-End consists of a Web server, a JavaScript Object Notation (JSON) server, a relational database server, a non-relational database server and an agent execution platform that exposes an Application Programming Interface (API) via RESTful Web service. The Front End includes two types of customers: browsers that provide the Web interface and software agents that represent the sailboats and interact with the agents execution platform through the RESTful API. Each competition represented in the platform has three types of agents: (i ) the manager agent of the competition, which monitors the compliance with the rules by sailboats; (ii ) the meteorological agent, responsible for providing the weather conditions during the competition and (iii ) the sailboat agents that perform the physical modeling of the sailboats. Finally, the physics of sailboats comprises: (i ) weight; (ii ) sail area; (iii ) angle of the sail and rudder; (iv) velocity and direction of the wind and (v) position and velocity of the hull.pt_PT
dc.identifier.tid201749378pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/10606
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMulti-agent systemspt_PT
dc.subjectModelling of sailboatspt_PT
dc.subjectWeb servicespt_PT
dc.subjectRESTful Apipt_PT
dc.subjectWeb interfacept_PT
dc.subjectReal and simulated competitionspt_PT
dc.titlePlataforma de Competição de Veleiros Autónomospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadorespt_PT

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