Repository logo
 
Publication

Expetativas académicas dos alunos do ensino superior: construção e validação de uma escala de avaliação

dc.contributor.authorCosta, Alexandra R.
dc.contributor.authorAlves, Filipa
dc.contributor.authorGonçalves, Paula
dc.contributor.authorAraújo, Alexandra M.
dc.date.accessioned2013-10-16T13:49:41Z
dc.date.available2013-10-16T13:49:41Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractAs expetativas académicas que os estudantes apresentam quando ingressam no ensino superior afetam o nível de investimento nas atividades curriculares e no seu desenvolvimento psicossocial. Partindo de uma amostra de 890 alunos, este artigo descreve a construção e validação do Questionário de Perceções Académicas: Expetativas. Teoricamente o questionário era composto por sete dimensões ou domínios de expetativas: formação para o emprego, qualidade da formação, desenvolvimento pessoal, interação social, qualidade da instituição, pressão social, e envolvimento político e cidadania. As análises fatoriais conduzidas vieram, no entanto, confirmar a existência relativamente autónoma e consistente de cinco dessas dimensões, não se confirmando a dimensão da qualidade da instituição e do desenvolvimento pessoal. É possível que, os alunos do 1º ano que estão a ingressar no ensino superior não conheçam suficientemente a instituição e seus serviços para, em torno da sua qualidade, formularem expetativas e, por outro lado, ao nível do self, em virtude das dificuldades socioeconómicas é possível que estes estudantes estejam hoje menos expectantes em relação à sua autonomia. Novos estudos e com amostras mais representativas devem ser realizados de forma a aprofundar os níveis mais elevados de expetativas, em geral, encontrados tomando os alunos mais velhos, do ensino superior politécnico e do ensino noturno.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/2356
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Superior Politécnico Gayapor
dc.relation.ispartofseriesPsicologia, Educação e Cultura; Vol. 1
dc.subjectEnsino Superiorpor
dc.subjectExpectativas Académicaspor
dc.subjectAlunos do 1º anopor
dc.subjectAcesso ao Ensino Superiorpor
dc.subjectAdaptação Académicapor
dc.titleExpetativas académicas dos alunos do ensino superior: construção e validação de uma escala de avaliaçãopor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage85por
oaire.citation.startPage70por
oaire.citation.titlePscologia, Educação e Culturapor
oaire.citation.volumeXVI, Vol. 1por
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ART_LeandroAlmeida_2012_DOG.pdf
Size:
2.04 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: