Publication
Expetativas académicas dos alunos do ensino superior: construção e validação de uma escala de avaliação
dc.contributor.author | Costa, Alexandra R. | |
dc.contributor.author | Alves, Filipa | |
dc.contributor.author | Gonçalves, Paula | |
dc.contributor.author | Araújo, Alexandra M. | |
dc.date.accessioned | 2013-10-16T13:49:41Z | |
dc.date.available | 2013-10-16T13:49:41Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description.abstract | As expetativas académicas que os estudantes apresentam quando ingressam no ensino superior afetam o nível de investimento nas atividades curriculares e no seu desenvolvimento psicossocial. Partindo de uma amostra de 890 alunos, este artigo descreve a construção e validação do Questionário de Perceções Académicas: Expetativas. Teoricamente o questionário era composto por sete dimensões ou domínios de expetativas: formação para o emprego, qualidade da formação, desenvolvimento pessoal, interação social, qualidade da instituição, pressão social, e envolvimento político e cidadania. As análises fatoriais conduzidas vieram, no entanto, confirmar a existência relativamente autónoma e consistente de cinco dessas dimensões, não se confirmando a dimensão da qualidade da instituição e do desenvolvimento pessoal. É possível que, os alunos do 1º ano que estão a ingressar no ensino superior não conheçam suficientemente a instituição e seus serviços para, em torno da sua qualidade, formularem expetativas e, por outro lado, ao nível do self, em virtude das dificuldades socioeconómicas é possível que estes estudantes estejam hoje menos expectantes em relação à sua autonomia. Novos estudos e com amostras mais representativas devem ser realizados de forma a aprofundar os níveis mais elevados de expetativas, em geral, encontrados tomando os alunos mais velhos, do ensino superior politécnico e do ensino noturno. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/2356 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Instituto Superior Politécnico Gaya | por |
dc.relation.ispartofseries | Psicologia, Educação e Cultura; Vol. 1 | |
dc.subject | Ensino Superior | por |
dc.subject | Expectativas Académicas | por |
dc.subject | Alunos do 1º ano | por |
dc.subject | Acesso ao Ensino Superior | por |
dc.subject | Adaptação Académica | por |
dc.title | Expetativas académicas dos alunos do ensino superior: construção e validação de uma escala de avaliação | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 85 | por |
oaire.citation.startPage | 70 | por |
oaire.citation.title | Pscologia, Educação e Cultura | por |
oaire.citation.volume | XVI, Vol. 1 | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |