Repository logo
 
Publication

A escolha de uma carreira no ensino em Portugal: Motivos e autoeficácia de estudantes de mestrado

dc.contributor.authorBarros, Sílvia
dc.contributor.authorPeixoto, Carla
dc.contributor.authorPessanha, Manuela
dc.contributor.authorFerreira, Tiago
dc.contributor.authorBarros, Ana
dc.contributor.authorKiel, Ewald
dc.contributor.authorWeiß, Sabine
dc.contributor.authorKeller-Schneider, Manuela
dc.date.accessioned2023-12-19T19:04:30Z
dc.date.available2023-12-19T19:04:30Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractNeste estudo analisaram-se os motivos de estudantes para escolherem a carreira docente e respetivas associações com variáveis sociodemográficas, com características do curso de formação de professores e com crenças de autoeficácia. Participaram 183 estudantes (86% mulheres) de cursos de mestrado em ensino de instituições portuguesas, que preencheram um questionário on-line sobre características sociodemográficas, motivos da sua decisão de se tornarem professores (Kiel, Geider, & Junger, 2004) e crenças de autoeficácia (Schwarzer & Jerusalem, 1995; versão portuguesa de Araújo & Moura, 2011). Através da análise fatorial, foram derivados quatro fatores subjacentes aos motivos para ser professor: (a) Benefícios da profissão, (b) Influências sociais, (c) Interesse no curso ou nos conteúdos académicos, e (d) Promoção do desenvolvimento das crianças/adolescentes. Foram encontrados valores médios mais elevados nos motivos relacionados com a Promoção do desenvolvimento das crianças/adolescentes e com o Interesse no curso/nos conteúdos académicos. Foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre os motivos de estudantes que optaram por um curso que profissionaliza para a educação pré-escolar e/ou primeiro ciclo e os que optaram por um curso que profissionaliza para o ensino de disciplinas específicas, assim como em função da idade, do género e da autoeficácia. As implicações para a formação de professores são discutidas.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationBarros, S., Peixoto, C., Pessanha, M., Ferreira, T., Barros, A., Kiel, E., Weiß, S., & Keller-Schneider, M. (2021). A escolha de uma carreira no ensino em Portugal: Motivos e autoeficácia de estudantes de mestrado. Revista Portuguesa De Educação, 34(1), 188-209. https://doi.org/10.21814/rpe.18401pt_PT
dc.identifier.doi10.21814/rpe.18401pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/24298
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectMotivos intrínsecospt_PT
dc.subjectMotivos extrínsecospt_PT
dc.subjectCarreira docentept_PT
dc.titleA escolha de uma carreira no ensino em Portugal: Motivos e autoeficácia de estudantes de mestradopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage209pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage188pt_PT
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Educaçãopt_PT
oaire.citation.volume34pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ART_ Pessanha Manuela _2021.pdf
Size:
5.3 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: