Publication
Ceci n’est pas une balle (2012), Cie Kahlua: ferramenta didática no desenvolvimento teatral do percussionista moderno
dc.contributor.advisor | Campos, Manuel António Veríssimo de | |
dc.contributor.advisor | Santiago, Luís | |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Luís | |
dc.contributor.author | Araújo, Daniel Fernando Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2021-09-18T16:54:06Z | |
dc.date.available | 2021-09-18T16:54:06Z | |
dc.date.issued | 2021-07-21 | |
dc.description.abstract | O presente relatório representa o trabalho desenvolvido ao longo da prática de ensino supervisionada, realizada na Academia de Música de Vilar do Paraíso, durante o ano letivo 2020/2021. O documento está organizado em três capítulos e tem como objetivo sintetizar e refletir sobre a prática educativa. No primeiro capítulo, é realizada uma caracterização da instituição onde foi realizado o estágio, enquanto o segundo capítulo tem como objetivo refletir e apresentar detalhadamente o trabalho realizado durante a prática educativa. Por fim, o terceiro capítulo, é referente ao projeto de investigação: “Ceci n’est pas une balle (2012), Cie Kahlua: ferramenta didática no desenvolvimento teatral do percussionista moderno”. Primeiramente, são identificados os principais elementos e técnicas que caracterizam a percussão teatral. De seguida, a obra acima referida será apresentada como ferramenta didática para desenvolver competências afetas à performance em percussão teatral. É apresentado um guia interpretativo de apoio ao estudo e performance da obra, tendo como objetivo transmitir estratégias para um desenvolvimento eficaz das competências teatrais. | pt_PT |
dc.description.abstract | This report represents the work developed during the supervised teaching practice carried out at the Academia de Música de Vilar do Paraíso, during the 2020/2021 academic year. The document is organized into three chapters and aims to synthesize and reflect on educational practice. The first chapter presents a characterization of the institution where the internship was carried out, while the second chapter aims to reflect and present in detail the work carried out during the educational practice. Finally, the third chapter refers to the research project: “Ceci n’est pas une balle (2012), Cie Kahlua: didactic tool in the theatrical development of the modern percussionist”. First, the main elements and techniques that characterize theatrical percussion are identified. Then, the aforementioned work will be presented as a didactic tool to develop skills related to performance in theatrical percussion. An interpretive guide to support the study and performance of the work is presented, with the aim of transmitting strategies for the effective development of theatrical skills. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202757706 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/18427 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Percussão teatral | pt_PT |
dc.subject | Ensino de música | pt_PT |
dc.subject | Performance musical | pt_PT |
dc.subject | Elementos extra-musicais | pt_PT |
dc.subject | Didática da percussão | pt_PT |
dc.subject | Theatrical percussion | pt_PT |
dc.subject | Music teaching | pt_PT |
dc.subject | Musical performance | pt_PT |
dc.subject | Extra-musical elements | pt_PT |
dc.subject | Percussion didactics | pt_PT |
dc.title | Ceci n’est pas une balle (2012), Cie Kahlua: ferramenta didática no desenvolvimento teatral do percussionista moderno | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e à Escola Superior de Educação como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, especialização Instrumento, Percussão | pt_PT |