Publication
Do sonhar ao acontecer…
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Sá, Susana Marques de | |
dc.contributor.author | Lopes, Joana Dias | |
dc.date.accessioned | 2021-08-31T14:09:09Z | |
dc.date.available | 2021-08-31T14:09:09Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.description.abstract | O presente Relatório de Estágio está inserido no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada que se integra no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento apresenta como um dos requisitos formais para a obtenção do grau de mestre sendo que, é presenteado a ação desenvolvida e respetiva análise e reflexão sobre a ação, sustentada por pressupostos teóricos e legais. Este relatório é estruturado através de quatro capítulos. No capítulo I estão refletidas as mudanças que surgiram na escola, confrontando a escola do passado com a escola do hoje. Consequentemente, é necessário refletir na construção de um professor no século XXI assim como, o seu duplo perfil visto que, o mestrado detém de dois níveis de ensino. A Prática de Ensino Supervisionada foi desenvolvida em diversas fases, tais como: observação, planificação, cooperação e reflexão nas quais se apresentam ao longo deste relatório. Desta forma, surge o Capítulo II onde são apresentadas as características inerentes aos contextos de estágio de 1.º CEB e 2.º CEB onde foi realizada a intervenção educativa. Seguidamente, no Capítulo III destacam-se algumas das ações educativas desenvolvidas. No Capítulo IV retrata-se a proposta de um projeto de intervenção educativa que se fixa na importância do Estudo do Meio no 1.º CEB, na utilização de diversas fontes históricas com a intenção de compreender o passado, o presente e perspetivar o futuro. Ainda é exposto possíveis diálogos entre a Prática Educativa Supervisionada com o projeto idealizado. Este relatório, termina, assim, com uma reflexão final, intitulada de “Sonho Realizado”, sobre o percurso ao longo da prática. | pt_PT |
dc.description.abstract | This Report is part of the Supervised Teaching Practice Course that is part of the study plan for the Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. This document presents as one of the formal requirements for obtaining a master's degree, being presented the action developed and the respective analysis and reflection on the action, supported by theoretical and legal assumptions. This report is structured through four chapters. In chapter I reflects the changes that have arisen in the school, comparing the school of the past with the school of today. Consequently, it is necessary to reflect on the construction of a teacher in the 21st century as well as, his double profile since, the master holds two levels of education. The Supervised Teaching Practice was developed in several phases, such as: observation, planning, cooperation, and reflection in which they are presented throughout this report. In this way, Chapter II emerges where the characteristics inherent to the contexts of the 1st CEB and 2nd CEB internship where the educational intervention was carried out are presented. Then, in Chapter III, some of the educational actions developed are highlighted. Chapter IV portrays the proposal for an educational intervention project that focuses on the importance of the Study of the Environment in the 1st CEB, using different historical sources with the intention of understanding the past, the present and looking into the future. Possible dialogues are still exposed between the Supervised Educational Practice with the idealized project. This report ends, therefore, with a final reflection, entitled “Dream Done”, on journey through practice. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202767825 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/18273 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação | |
dc.subject | Prática de ensino supervisionada | pt_PT |
dc.subject | Estudo do Meio no 1.º CEB | pt_PT |
dc.subject | Fontes históricas | pt_PT |
dc.subject | Reflexão | pt_PT |
dc.subject | Supervised teaching practice | pt_PT |
dc.subject | Study of the environment at the 1st CEB | pt_PT |
dc.subject | Historical Sources | pt_PT |
dc.subject | Reflection | pt_PT |
dc.title | Do sonhar ao acontecer… | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- DM_Joana Lopes_2021.pdf
- Size:
- 3.25 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format