Publication
O Estudo do Meio como espaço de implicação social e ambiental: prospeções e propostas curriculares, organizacionais e políticas
dc.contributor.author | Duarte, Pedro | |
dc.contributor.author | Moreira, Ana Isabel | |
dc.date.accessioned | 2023-04-11T13:23:12Z | |
dc.date.available | 2023-04-11T13:23:12Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.description.abstract | egundo Arendt (1961), o compromisso com a educação resultade uma relação de amorcom o mundo, porque decorre de uma efetiva responsabilização face ao mesmo. Talvez por esse motivo, como esclarecem Misiaszeke colaboradores (2022), o pensamento pedagógico emerge preocupado com um conjunto de domínios que não podem ser desconsiderados, como a diversidade cultural, as desigualdades sociais, as relações humanasou os efeitos da globalização nos diversos contextos ambientais.O Estudo do Meio, do 1.º Ciclo do Ensino Básico português, devido às suas características interdisciplinares tenderá a estabelecer-se como fundamental, numa formação comprometida com a cidadania da infância, possibilitando a articulação entre os desafios humanos, sociais e ecológicos. Pretendemos refletir sobre o modo como tal componente surge, ou não, como um espaço educativo de implicação social e ambiental, pelo qual a realidade contemporânea não é ocultada e sepotencia uma consciencialização mais abrangente e ecológica, associada às características do meio ambiente, às injustiças na sociedade, à diversidade humana. Assumindo essa finalidade, o estudo avança com um mapeamento das orientações curriculares nacionais para aquela componente curricular. Conseguimos compreender que, apesar da menção a aspetos como os direitos humanos, a justiça ou os problemas ambientais e comunitários, o currículo nacional parece não privilegiar uma análise desocultadora e humanizante dos desafios sociais e ambientais mais atuais. Assim, propomos um conjunto de opções curriculares, organizacionais e políticas que melhor poderão convergir para uma pedagogia assente no olhar atento e na atuação crítica, como condição necessária para a afirmação da cidadania democrática das crianças. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Pereira, P. D., & Moreira, A. I. (2023). ESTUDO DO MEIO COMO ESPAÇO DE IMPLICAÇÃO SOCIAL E AMBIENTAL: prospeções e propostas curriculares, organizacionais e políticas. Momento - Diálogos Em Educação, 32(01), 74–94. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/22707 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/15021 | pt_PT |
dc.subject | Currículo | pt_PT |
dc.subject | Educação Básica | pt_PT |
dc.subject | Estudo do Meio | pt_PT |
dc.subject | Gestão pedagógica da escola | pt_PT |
dc.title | O Estudo do Meio como espaço de implicação social e ambiental: prospeções e propostas curriculares, organizacionais e políticas | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 94 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 74 | pt_PT |
oaire.citation.title | Momento: Diálogos em Educação | pt_PT |
person.familyName | Barbosa Gomes Pereira | |
person.familyName | Moreira | |
person.givenName | Pedro Duarte | |
person.givenName | Ana Isabel | |
person.identifier.ciencia-id | 8B15-7C50-C2AD | |
person.identifier.ciencia-id | 4315-7FCF-80C0 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3048-6959 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-6757-8005 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 3ab5e9f6-add4-4ced-af7b-4f8b1adff108 | |
relation.isAuthorOfPublication | af0082ca-6fc4-4b72-9268-e3096cd78bf9 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 3ab5e9f6-add4-4ced-af7b-4f8b1adff108 |