Repository logo
 
Publication

Pensamento computacional e práticas de ensino exploratório em matemática elementar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.authorRodrigues, Rita
dc.contributor.authorCosta, Cecília
dc.contributor.authorFreitas, Yelitza
dc.contributor.authorSacramento, José
dc.contributor.authorRato, Virgilio
dc.contributor.authorBrito-Costa, Sónia
dc.contributor.authorMartins, Fernando
dc.date.accessioned2025-10-07T11:34:20Z
dc.date.available2025-10-07T11:34:20Z
dc.date.issued2025-09
dc.description.abstractCom as transformações rápidas e constantes que ocorrem nas sociedades, torna-se incerto determinar que aptidões devem ser ensinadas hoje às crianças e aos estudantes universitários. A dificuldade em decidir reside em saber que profissões e funções deixarão de existir e quais surgirão. As competências que eram valorizadas há séculos poderão ser facilmente automatizadas (Harari, 2024). Assim, Harari (2024) sugere que é essencial preparar as gerações mais jovens com habilidades que sejam relevantes para o futuro mercado de trabalho. A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (Organisation for Economic Co-Operation and Development (OECD), 2019) reflete sobre como preparar os estudantes para terem sucesso num mundo globalizado, onde é essencial compreender diferentes pontos de vista, interagir com respeito e fazer escolhas responsáveis.por
dc.identifier.citation& Martins, F. (2025). Pensamento Computacional e Práticas de Ensino Exploratório em Matemática Elementar: Propostas Didáticas para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. inED - Centro de Investigação e Inovação em Educação. ISBN. 978-972-8969-92-9
dc.identifier.isbn978-972-8969-92-9
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/30579
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.relationUID/05198/2020
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectPensamento computacional
dc.subjectEnsino exploratório
dc.titlePensamento computacional e práticas de ensino exploratório em matemática elementarpor
dc.title.alternativePropostas Didáticas para o 1.º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.typebook
dspace.entity.typePublication
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
L_FernandoMartins_2025.pdf
Size:
3.78 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: