Repository logo
 
Publication

O professor e a sua prática - Estratégias Pedagógicas

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorLopes, Susana
dc.contributor.authorMarques, Ana Isabel Araújo
dc.date.accessioned2016-08-02T11:34:16Z
dc.date.available2016-08-02T11:34:16Z
dc.date.issued2013
dc.date.submitted2013
dc.description.abstractAs estratégias pedagógicas fazem parte das preocupações do quotidiano do professor e são também uma preocupação pessoal que trouxe para reflexão no presente relatório, partindo da experiência pedagógica (estágio) desenvolvida nos 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico. Os Estágios Pedagógicos desenvolveram-se em duas escolas. No 1º Ciclo [Educação Artística], realizou-se na Escola EB 1 do Cedro, em Vila Nova de Gaia. No 2º Ciclo [Educação Visual e Educação Tecnológica] e no 3º Ciclo [Educação Visual] realizou-se na Escola EB 2,3 de Vilar de Andorinho, também no concelho de Vila Nova de Gaia. Este estudo incidiu, sobretudo, sobre as Prática Educativa Supervisionada II e III, onde são descritas vivências, identificadas estratégias pedagógicas, nomeadamente, estratégias de ensino e aprendizagem e estratégias de comportamentos e de atuação na sala de aula. Neste sentido, procura-se conhecer, analisar e compreender a importância da adequação das estratégias de ensino e aprendizagem, comportamentos e atuações nas salas de aulas de Educação Visual e Educação Tecnológica, procurando sempre desenvolver competências profissionais e pessoais, bem como atitudes proactivas na identificação e resolução de problemas pedagógicos em práticas futuras.pt_PT
dc.description.abstractTeaching strategies, is a topic that is part of day-to-day function of a teacher is something recognized by all. In this report are narrated experiences of three cycles of stage. Stages Pedagogical developed into two schools. In the 1st cycle [Art Education], was held at the Cedro School EB 1 in Vila Nova de Gaia. In 2nd Cycle [Education Visual and Technological Education] and the 3rd cycle [Visual Education] was held at the Escola EB 2,3 de Vilar de Adorinho, also in the municipality of Vila Nova de Gaia. This study focused mainly on Educational Practice Supervised II and III, where experiences are described, identified teaching strategies, including strategies for teaching and learning and behavior strategies and actions in the classroom. In this sense, it seeks to understand, analyze and understand the importance of adapting strategies for teaching and learning, behavior and actions in the classrooms of Visual Education and Technical Education, always trying to develop professional and personal skills, attitudes and proactive in identifying and resolution of problems in future teaching practices.pt_PT
dc.identifier.tid201613697
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8471
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectEstratégias pedagógicaspt_PT
dc.subjectensinopt_PT
dc.subjectaprendizagempt_PT
dc.subjectcomportamentos e atuação na sala de aulapt_PT
dc.subjectteaching strategiespt_PT
dc.subjectteachingpt_PT
dc.subjectlearningpt_PT
dc.subjectbehavior and performance in the classroompt_PT
dc.titleO professor e a sua prática - Estratégias Pedagógicaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_AnaMarques_2013.pdf
Size:
5.88 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: