Publication
Connecting the dots – A permacultura aplicada à gestão de um projeto cultural
dc.contributor.advisor | Castro, Regina Maria de Carvalho Menezes e | |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Fernando Matos de | |
dc.contributor.author | Magalhães, Carla Joana Almeida de | |
dc.date.accessioned | 2025-03-18T15:06:22Z | |
dc.date.available | 2025-03-18T15:06:22Z | |
dc.date.issued | 2025-02-28 | |
dc.description.abstract | Inserida no campo de estudos que relaciona arte e sustentabilidade, a investigação desenvolvida tem como objeto de pesquisa as práticas artísticas contemporâneas, circunscritas às artes performativas, compreendendo quer os processos de “genética artística” quer os “modos de produção” a elas associados. Acompanhando a crescente atenção subordinada aos modos de produção nas artes e à sua “ecologia operacional”, procura entender como é que a arte se faz ecológica do ponto de vista processual, assegurando a sua “sustentabilidade” nas suas diferentes dimensões (ambiental, cultural, social e económica). Perseguindo esta questão, propõe-se investigar o conceito de jardim aplicado à gestão de um projeto artístico. Através da adoção de uma estratégia híbrida e em permanente oscilação entre practice-led research (pesquisa derivada da prática) e practice-based research (pesquisa baseada na prática) e research-led practice (prática derivada da pesquisa) (Smith & Dean, 2009), aplica-se a metáfora vegetal ao projeto artístico “O jardim” - projeto transdisciplinar ongoing - que se constitui estudo aplicado. Fazendo uso de uma metodologia de investigação-ação, pesquisa-se um modo de gestão sustentável, baseado nos princípios da permacultura. Desta forma, procuram-se modelos de gestão alternativos, decorrentes de um discurso da prática, com o objetivo de contribuir para o debate sobre como fazer crescer futuros abundantes e sustentáveis perante a catástrofe ecológica. | por |
dc.description.abstract | As part of the research field that relates art and sustainability, this investigation takes contemporary artistic practices as it’s object, with a specific focus on the performing arts, and compromising both the processes of “artistic genetics” and the “modes of production” associated with them. Following the growing attention devoted to modes of production in the arts and their “operational ecology”, the work presented seeks to understand how art becomes ecological from a procedural point of view, ensuring its “sustainability” in its different dimensions (environmental, cultural, social and economic). In pursuit of this question, we propose to investigate the concept of a garden applied to the management of an artistic project. Through the adoption of a hybrid strategy, in permanent oscillation between practice-led research, practice-based research and researchled practice (Smith & Dean, 2009), the vegetal metaphor is applied to the artistic project “The Garden” - an ongoing transdisciplinary project - which constitutes an applied study. Using an action-research methodology, a sustainable management method based on the principles of permaculture is explored. In this way, alternative management models are sought, arising from a practice discourse, with the aim of contributing to the debate on how to grow abundant and sustainable futures in the face of ecological catastrophe. | eng |
dc.identifier.tid | 203919530 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/29853 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | N/A | |
dc.subject | Gestão Cultural | |
dc.subject | Permacultura | |
dc.subject | Sustentabilidade | |
dc.subject | Práticas Eco-Artísticas | |
dc.subject | Biomimes | |
dc.subject | Cultural management | |
dc.subject | Permaculture | |
dc.subject | Sustainability | |
dc.subject | Eco-artistic practices | |
dc.subject | Biomimesis | |
dc.title | Connecting the dots – A permacultura aplicada à gestão de um projeto cultural | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Dissertação apresentada à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Artes Cénicas, especialização Direção de Cena e Produção |