Repository logo
 
Publication

Orientação para o mercado, vantagens competitivas e desempenho organizacional: contributos na constrição e proposta de um modelo conceptual

dc.contributor.authorGonçalves, Paulo
dc.contributor.authorRodrigues, Ana Paula
dc.contributor.authorAlves, Helena
dc.date.accessioned2015-12-23T09:03:06Z
dc.date.available2015-12-23T09:03:06Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractO mercado empresarial e as Pequenas e Médias Empresas (PME) estão actualmente em mudança e manifesta competitividade, o que reforça a necessidade de inovação e diferenciação das suas actividades, capacidades e recursos. Para enfrentar os (novos) desafios, as organizações carecem de ser empreendedoras e definir processos e modelos de gestão de orientação de mercado. Esta orientação, cada vez mais, assume um papel importante na “função de gestão” e estratégia das organizações. O objectivo deste trabalho é propor um modelo conceptual, no qual se analisa a relação entre a orientação de mercado, a orientação empreendedora e a capacidade de inovação, aferindo a influência e o impacto destas variáveis no desempenho e resultados de gestão das organizações. Para realizar este estudo, iremos utilizar uma metodologia quantitativa apoiada numa inquirição de corte transversal, a partir do envio de questionários estruturados aos responsáveis das PME nacionais. Utilizaremos a metodologia de modelização de equações estruturais para testar o modelo proposto e as hipóteses subjacentes. O presente estudo procura contribuir para a identificação de processos de competitividade empresarial passíveis de influenciar as decisões de gestão dos gestores e o desenvolvimento das PME.pt_PT
dc.identifier.citationGonçalves, P., Rodrigues, A., & Alves, H. (2015)pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/7233
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherFucape BSpt_PT
dc.subjectmarket orientation, entrepreneurial orientation, innovation capability, competitive advantage, performancept_PT
dc.titleOrientação para o mercado, vantagens competitivas e desempenho organizacional: contributos na constrição e proposta de um modelo conceptualpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceFUCAPE BS, Vitória do Espírito Santo, Brasilpt_PT
oaire.citation.title14th International Congress of International Association on Public and Nonprofit Marketingpt_PT
person.familyNameRodrigues
person.givenNameAna Paula
person.identifier.ciencia-id771E-FDE1-B720
person.identifier.orcid0000-0002-3675-0546
person.identifier.scopus-author-id36080985700
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication71614c0c-56bf-4df7-b084-f4cc00da5278
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery71614c0c-56bf-4df7-b084-f4cc00da5278

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
FUCAPE_ IAPNM2015 paper.pdf
Size:
119.97 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: