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Abstract(s)
A Educação no e para o Tempo Livre é reconhecida por diversos
autores (Caride, 2003; Carvalho & Baptista, 2004; Romani,
1998) como um dos âmbitos ou dimensões da Educação Social,
remetendo para as potencialidades educativas que existem no
tempo livre das pessoas. Neste sentido, o ócio é percecionado
como um direito humano básico, indispensável para a qualidade
de vida, compreendendo formas de expressão e atividades
diversas que pressupõem atitudes, valores, conhecimentos, habilidades
e recursos.
Atualmente, em Portugal, o tempo livre das crianças em idade
escolar constitui-se, essencialmente, como um tempo formativo,
suportado pela lei portuguesa. Assim, os contextos de educação
informal, como é o caso dos Centros de Atividades de Tempos
Livres são invadidos pela lógica escolar, sobrecarregando as
crianças com atividades estruturadas retirando-lhes a possibilidade
de participação plena e desrespeitando-as enquanto
sujeitos de direitos. Emerge assim a concetualização da criança
desprovida de competência, destituída de autonomia e poder
de participação no seu tempo livre.
Neste contexto, o Educador Social assume-se como um mediador
privilegiado ao proporcionar espaços de reflexão e diálogo
entre as crianças, os pais, a escola e os contextos de educação
informal em que estas atuam.
A presente comunicação pretende ilustrar a experiência de
desenvolvimento do projeto “Crianças que Aprendem e se Transformam
em Liberdade” realizado num Centro de Atividades de
Tempos Livres, no âmbito do Mestrado em Educação e Intervenção
Social, Especialização em Desenvolvimento Comunitário e
Educação de Adultos, da Escola Superior de Educação do Porto,
com a finalidade de valorizar as atividades de tempos livres
e a sua dimensão educativa no desenvolvimento das crianças. A
metodologia que orientou e fundamentou este projeto foi a Investigação-
Ação Participativa que se constitui como metodologia
privilegiada nos projetos de Educação e Intervenção Social, porque
partilham os mesmos objetivos e referentes paradigmáticos, centrando-se na capacitação e empoderamento dos indivíduos
para produzir conhecimento útil e significativo nas suas vidas e
promover a mudança social, colocando de parte noções positivistas
de racionalidade, objetividade e verdade (Timóteo, 2010). O
desenvolvimento do projeto permitiu aumentar o envolvimento
das crianças no quotidiano da instituição bem como sensibilizar
a comunidade para a importância desta resposta social no desenvolvimento
das crianças, nomeadamente os profissionais com
os quais se trabalhou no sentido da emergência de um compromisso
profissional no âmbito da educação para os tempos livres.
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Keywords
educação actividades de tempos livres desenvolvimento liberdade
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Publisher
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto