Repository logo
 
Publication

O 7º faz a diferença. Um projeto de intervenção psicossocial em contexto escolar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBarros, Sílvia Araújo de
dc.contributor.authorMonteiro, Vanessa Raquel Pinto
dc.date.accessioned2021-12-16T09:33:15Z
dc.date.available2021-12-16T09:33:15Z
dc.date.issued2021
dc.date.submitted2021
dc.description.abstractO presente relatório explana o desenvolvimento de um Projeto de Educação e Intervenção Social, com a metodologia de lnvestigação-Ação Participativa (IAP), intitulado "O 7.º Faz a Diferença". Este projeto teve como finalidade promover um clima relacional, emocional e motivacional mais positivo com os/as alunos/as da turma do 7º ano e professores/as do Conselho de Turma. Sendo um projeto orientado pela metodologia de IAP, a mestranda foi desenvolvendo uma relação de proximidade com os/as alunos/as da turma do 7º ano e com alguns/umas professores/as do Conselho de Turma, de forma a promover a sua participação durante todo o processo, tentando que o Projeto fosse coerente com a sua identidade e a do seu contexto social. Após a análise da realidade, identificaram-se e priorizaram-se as necessidades e os problemas, dando origem à definição dos objetivos gerais: conscientizar para uma melhor articulação entre as experiências educativas dos/as alunos/as, na escola, e os seus interesses e experiências pessoais; promover a melhoria das competências sociais e das interações sociais dos/as alunos/as. De forma a responder aos mesmos, foram desenhadas três ações: uma foi desenvolvida com os/as professores/as e duas com os/as alunos/as da turma. Desenvolveu­ se ainda um subprojeto com um dos alunos da turma,com base na Relação de Ajuda, para apoiar a definição de um percurso educativo mais adequado aos seus interesses. O projeto "O 7.º Faz a Diferença" foi uma experiência positiva, pautada por várias mudanças para, principalmente, os/as alunos/as participantes.pt_PT
dc.description.abstractThis report explains the development of an Education and Social Intervention Project, with the Participatory Research-Action (IAP) methodology, entitled "The 7th Makes a Difference". This project aimed to promote a more positive relational, emotional and motivational climate with the students of the 7th grade class and teachers from the Class Council. As a project guided by the IAP methodology, the master's student developed a close relationship with the students of the 7th grade class and with some teachers from the Class Council, in order to promote their participation throughout the process, trying to make the Project be consistent with their identity and that of their social context. After analyzing the reality, needs and problems were identified and prioritized, giving rise to the definition of general objectives: raising awareness for a better articulation between the educational experiences of students, at school, and their interests and personal experiences; promote the improvement of social skills and social interactions of students. In order to respond to them, three actions were designed: one was developed with the teachers and two with the students in the class. A subproject was also developed with one of the students in the class, based on the Help Relationship, to support the definition of an educational path more suited to his interests. The project "The 7ºth Makes a difference" was a positive experience, marked by several changes for, mainly, the participating students.
dc.identifier.tid202885500
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/19106
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectCompetências socioemocionaispt_PT
dc.subjectIntervenção socialpt_PT
dc.subjectContexto escolarpt_PT
dc.subjectInvestigação-ação participativapt_PT
dc.subjectSocio-emotional skills
dc.subjectSocial intervention
dc.subjectSchool context
dc.subjectParticipatory action research
dc.titleO 7º faz a diferença. Um projeto de intervenção psicossocial em contexto escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em educação e intervenção social - Especialização em ação psicossocial em contextos de riscopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_VanessaMonteiro_2021.pdf
Size:
28.1 MB
Format:
Adobe Portable Document Format