Repository logo
 
Publication

As características e os determinantes das empresas Zombie entre 2010 e 2018: caso do setor secundário português

datacite.subject.fosEconomiapt_PT
dc.contributor.advisorSilva, Armando Mendes Jorge Nogueira da
dc.contributor.authorVieira, Anabela Pereira Alves
dc.date.accessioned2021-12-15T11:04:19Z
dc.date.available2021-12-15T11:04:19Z
dc.date.issued2021-11-18
dc.description(Esta versão contém as críticas ou sugestões dos elementos do júri.)pt_PT
dc.description.abstractThe term “zombie companies” begins in Japan and is based on the study of the various companies that remained in the market, although apparently they did not present conditions for such. Several authors have addressed the topic, so there are some different definitions for this type of company; in turn, in general, these are companies that, despite having been in the market for at least 10 years, are financed through bank debt or with the help of government subsidies, but which maintain salaries above the average of their sector, even with weak productivity. Concretely, in this analysis, zombie were defined as companies with at least ten years, with an interest coverage ratio of less than 1 for three consecutive years and presenting negative profits, based on the definition of McGowan, Andrews and Millot, 2017. In the present study, it was possible to verify that there are common characteristics such as the size, age of the company, the sector of economic activity to which it belongs and the Gross Domestic Product of the administrative region where it is located, which lead to a company having a higher probability to become a zombie. In a second phase of the study, note that the number of years a company remains in the zombie state can be influenced by the exploration subsidies received, its size and its age.pt_PT
dc.description.abstractO termo “empresas zombie” tem início no Japão, e tem por base o estudo das várias empresas que se mantinham no mercado embora aparentemente não apresentassem condições para tal. Vários autores tem abordado o tema, por isso são apresentadas algumas definições distintas para este tipo de empresas; por usa vez, de um modo geral, estas são empresas que, apesar de já estarem no mercado há pelo menos 10 anos, financiam-se através de endividamento bancário ou com ajudas de subsídios dos governos, mas que mantem salários acima da média do seu sector, mesmo demonstrando fraca produtividade. Concretamente, nesta análise definiu-se as zombie como sendo empresas com pelo menos dez anos, com o rácio de cobertura de juros menor que 1 durante três anos consecutivos e que apresentem lucros negativos, com base na definição de McGowan, Andrews e Millot, 2017. No presente estudo, foi possível verificar que existem características comuns como a dimensão, a idade da empresa, o setor de atividade económica e o Produto Interno Bruto da região administrativa onde se situa, que levam a que uma empresa tenha uma maior probabilidade de se tornar zombie. Numa segunda fase do estudo, nota-se que o número de anos em que uma empresa permanece no estado zombie pode ser influenciado pelos subsídios à exploração recebidos, pela sua pela dimensão e pela sua antiguidade.pt_PT
dc.identifier.tid202813797pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/19079
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEmpresas Zombiept_PT
dc.subjectCaracterísticaspt_PT
dc.subjectDeterminantespt_PT
dc.subjectDadospt_PT
dc.subjectZombie companiespt_PT
dc.subjectCharacteristicspt_PT
dc.subjectDeterminantspt_PT
dc.subjectDatapt_PT
dc.titleAs características e os determinantes das empresas Zombie entre 2010 e 2018: caso do setor secundário portuguêspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameFinanças Empresariaispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Anabela_Vieira_MFE_2021.pdf
Size:
726.46 KB
Format:
Adobe Portable Document Format