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Melhoria do processo produtivo de uma fundição do ramo automóvel

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Abstract(s)

A presente Dissertação foi desenvolvida no âmbito da unidade curricular Dissertação/ Tese do 2º ano do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, ramo de Sistemas e Planeamento Industrial, no Instituto Superior de Engenharia do Porto. O presente trabalho prevê a melhoria do processo produtivo de uma fundição do ramo automóvel, e foi desenvolvido numa produtora de componentes automóveis em ferro fundido nodular, de origem Indiana, sediada na Maia e denominada de Sakthi Portugal S.A. Sendo a industria automóvel um dos mais importantes e exigentes setores da atividade industrial, é imprescindível que todos os recursos e respetivo sistema produtivo sejam capazes de responder ás solicitações de um mercado cada vez mais competitivo. A crescente competitividade do setor industrial exige que as organizações sejam capazes de servir os seus clientes quando necessário, nas quantidades necessárias e com níveis de qualidade para lá do satisfatório. Vetores como qualidade, segurança e ergonomia, melhoria contínua ou produtividade são chave para que as organizações atinjam fluxos e performances produtivas satisfatórias. Este trabalho pretende avaliar e analisar o setor de acabamentos da Sakthi Portugal, antes e depois de melhorias implementadas, com o propósito de aumentar a produtividade e eficiência global do setor. Primeiramente foram analisados e identificados os desperdícios e ineficiências do setor. Em resultado da implementação de melhorias no produto, no processo e diretamente no setor foi possível atingir os objetivos definidos. O retorno foi positivo ao nível de indicadores como a produtividade, OEE e não qualidade interna. Estes fatores tornaram a Sakthi Portugal mais competitiva e com níveis de satisfação do cliente muito superiores.
The present dissertation was developed as a part of the curricular unit Dissertation/ Thesisof the 2nd year of Masters in Electrical and Computer Engineering, specialization in Industrial Planning and Systems, by the Instituto Superior de Engenharia do Porto. This work predicts the improvement in production process of an automotive foundry and it was developed in a producer of automotive components in nodular cast iron, of Indian origin, wich is based in Maia called Sakthi Portugal S.A. As the automotive industry is one of the most important and demanding markets in the industrial activity, it is indispensable that all the resources and respective productive apparatus are able to respond to the needs of a market that is more competitive every day. The increasement of the competitiveness on the industrial sector demands that the organizations are able to serve their clients when necessary, in the right quantities and with quality levels beyond satisfactory. Vectors like quality, security, ergonomics, continuous improvement and productivity are key-words for organizations to reach satisfactory productive flows and performances. It is the intent of this work to evaluate and analyze Sakthi’s finishing sector situation, before and after the implementation of the improvement measures, with the intent of increasing the sector’s productivity and global efficiency. Initially the sector’s wastes and inefficiencies were identified and analyzed. As a result of the implementation of product improvement, in the process and directly in the sector, it was possible to achieve the goals defined. The return was positive when it comes to productivity indicators, OEE and levels of internal scrap. These factors made Sakthi Portugal more competitive and with better client satisfaction levels.

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Keywords

Processo Produtivo Sakthi Portugal S.A. Competitividade Melhoria contínua Acabamentos Produtividade OEE Productive Process Competitiveness Continuous improvement Finishing lines Productivity

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