Repository logo
 
Publication

Comunicação Externa em Business-to-Business

datacite.subject.fosGestãopt_PT
dc.contributor.advisorSousa, Isabel Maria de Ardions Braz de
dc.contributor.authorCarvalho, Ana Filipa de Jesus
dc.date.accessioned2016-03-03T15:17:24Z
dc.date.available2016-03-03T15:17:24Z
dc.date.issued2015
dc.date.submitted2016
dc.descriptionEsta versão não contém as críticas e sugestões dos elementos do júript_PT
dc.description.abstractO presente trabalho enquadra-se no âmbito da realização do relatório de estágio para a obtenção do grau de mestre em Assessoria de Administração e tem como título a Comunicação Externa em Business-to-Business (Estudo de Caso: Shamir Optical). Este relatório visa o estudo da importância da comunicação externa de organizações que praticam business-to-business, e analisar as suas ferramentas e componentes. A escolha do tema deve-se ao facto de se verificar uma preocupação crescente em relação à comunicação externa a nível global, abrangendo também as organizações de business-to-business. Nestas organizações, os processos comunicacionais utilizados não foram, até ao momento, alvo de muitos estudos ao contrário do que acontece nas organizações de business-to-consumer. Para a sua concretização, além de um estágio profissional, foi realizado um estudo de caso. Este estudo teve o intuito de analisar a comunicação externa na empresa de business-to-business do setor ótico Shamir Optical. Foram realizadas pesquisas e estudos no ambito do tema abordado com o objetivo de descobrir e analisar aspetos peculiares da comunicação externa das organizações de business-to-business. Para isso, foram convergidos dados recolhidos através de uma entrevista semiestruturada, observação participante e análise documental. Das informações recolhidas extrapolamos que a comunicação externa tem vindo a assumir uma importância crescente no panorama organizacional global, inclusive nas organizações de business-to-business, como é o caso da Shamir Optical sendo cada vez mais recursos redirecionados para esta área.pt_PT
dc.description.abstractThis paper is enclosed in the ambit of the internship report to obtain a master's degree in Administrative Assistence and is titled as External Communication in Business-to-Business (Case Study: Shamir Optical). This report aims to study the importance of the external communication, of organizations involved in business-to-business, and analyze the tools and components used. The choice of the research topic is owing to fact that there is a growing concern about global external communication, also incluing business-to-business organizations. In these organizations, the communication processes used were not so far, the subject of lots of studies, opposing what happens with business-to-consumer subject. An internship and a case study was done to accomplish the goals. This study aimed to analyze the external communication in business-to-business organization Shamir Optical. Researches and studies were made on the subject in order to discover and analyze the atypical aspects of the external communication of business-to-business organizations. In order to accomplish this, was collected data through an interview, participant observation and documental investigation. We extrapolated from the information collected that external communication has become increasingly important in the global organizational landscape, including the business-to-business organizations, such the case of Shamir Optical increasingly resources sent to this area.pt_PT
dc.identifier.tid201253836
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/7798
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectBusiness-to-businesspt_PT
dc.subjectPúblico externopt_PT
dc.subjectComunicação externapt_PT
dc.subjectImagem organizacionalpt_PT
dc.subjectOrganizacional imagept_PT
dc.subjectExternal publicpt_PT
dc.subjectExternal communicationpt_PT
dc.subjectBusiness-to-businesspt_PT
dc.titleComunicação Externa em Business-to-Businesspt_PT
dc.title.alternativeestudo de caso: Shamir Opticalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Assessoria de Administraçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Filipa_Carvalho_AA_2015.pdf
Size:
1.23 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: