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(I)literacia digital – estudo de caso

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCastro, Dora Maria Ramos Fonseca de
dc.contributor.authorAzevedo, José Miguel Maia
dc.date.accessioned2016-12-20T17:36:14Z
dc.date.available2016-12-20T17:36:14Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractEste projeto tem como objetivo estudar a (i)literacia digital em docentes de Educação Especial através de um estudo de caso. O projeto procura, através do enquadramento teórico, recolher modelos que ajudem a situar o docente de Educação Especial face às TIC. Reconhecendo a importância destas, nomeadamente através do quadro legal português, na formação de indivíduos portadores de deficiência, as tecnologias são vistas como uma forma do indivíduo ultrapassar algumas das limitações que as suas patologias acentuam. As TIC são vistas neste ambiente como factor que poderá contribuir, em grande escala, para a inclusão destes alunos, quer na escola, quer na sociedade em geral. Servindo-nos de entrevistas efetuadas a vários docentes de Educação Especial e após caracterização dos mesmos face às novas tecnologias pudemos traçar um plano de ação que, acreditamos, poderá ajudar no combate à iliteracia digital entre docentes de Educação Especial contribuindo assim, numa linha de gestão e administração escolar, para o sucesso escolar e pessoal de todos os alunos. Procuramos com este projeto espelhar a preocupação que deve existir numa organização escolar de contemplar e atender às necessidades de todos os agentes educativos.pt_PT
dc.description.abstractThis project aims to study digital (i)literacy in Special Education teachers through a case study. The project aims, through the theoretical framework, to gather models that can help situate the Special Education teacher towards ICT. Recognizing the importance of these, namely through the Portuguese legal framework, in the training of individuals with disabilities, technologies are seen as a way for the individual to overcome some of the limitations that accentuate his pathologies. ICTs are seen in this environment as a factor that may contribute, in largescale, for the inclusion of these students, whether at school or in society in general. Throught interviews made to various Special Education teachers and after characterization of these regarding the new technologies, we developed a plan of action that we believe can help combat digital illiteracy among Special Education teachers, contributing, thus, in a management line and school administration, to the educational success and personal development of all students. We expect with this project to mirror the concern that there should be in an schoolar organization to contemplate and meet the needs of all educators.pt_PT
dc.identifier.tid202764745
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8913
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educaçãopt_PT
dc.subjectEducação especialpt_PT
dc.subject(I)literacia digitalpt_PT
dc.subjectTICpt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectSpecial educationpt_PT
dc.subjectDigital (i)literacypt_PT
dc.subjectICTpt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.title(I)literacia digital – estudo de casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em administração de organizações educativaspt_PT

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