Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
41.43 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este artigo procura determinar as causas do abandono no ensino vocacional da música, tendo sido
desenvolvido, a partir da literatura revista, um modelo teórico que indica como principais factores
um desajustamento entre a oferta e a procura e dificuldades em conciliar o estudo da música com
o ensino genérico.
Para tentar validar o modelo, foi realizado um estudo em três escolas de música, com uma amostra
constituída por 188 participantes que tinham desistido de estudar um instrumento musical. Os
resultados apontaram para uma confirmação do modelo, com preponderância para os motivos
relacionados com as dificuldades de conciliação do ensino genérico com o ensino da música,
tendo os alunos que abandonaram por motivos relacionados com o ensino revelado índices de
maior insucesso do que os restantes. As conclusões deste estudo ilustram a crise de identidade
por que passam hoje as escolas vocacionais do ensino da música e o desfasamento existente entre
aquilo que as escolas oferecem e as expectativas dos alunos que as frequentam.
Description
Keywords
Citation
Publisher
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação do Porto.