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Opinião dos Educadores de Infância face à Educação Inclusiva

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSanches-Ferreira, Maria Manuel Pires
dc.contributor.authorGouveia, Ana Patrícia Lopes Caturna
dc.date.accessioned2021-10-22T11:11:22Z
dc.date.available2021-10-22T11:11:22Z
dc.date.issued2019
dc.date.submitted2019
dc.description.abstractDesde o início do século XXI que, em Portugal, se tem vindo a construir uma mudança no que diz respeito à educação. Conscientes da importância da educação pré-escolar como alicerce para a educação da criança e do que a educação inclusiva pode determinar nos primeiros anos de vida, o papel do educador é essencial em todo o processo educativo. Assim, com este estudo propomo-nos explorar a opinião de Educadores de Infância face à inclusão. Neste estudo foram entrevistados / inquiridos oito educadores: quatro de pré-escolares públicos e quatro de pré-escolares privados da zona norte do país. Utilizámos dois instrumentos para a recolha de dados: uma entrevista semi-estruturada e um questionário composto por uma folha de caracterização individual e por vinhetas com descrições de crianças com diferentes perfis de funcionalidade. Os resultados apontam que estes educadores consideram a inclusão uma prática possível e favorável para todas as crianças. Foi ainda possível verificar que a opinião destes educadores face à inclusão é influenciada pela sua opinião sobre o que é um educador inclusivo, especificamente sua posição face à diferença, as suas características pessoais e as práticas que desenvolve no dia a dia. Assim, o respeito pela diferença, pelas capacidades, interesses e necessidades de cada criança, o trabalho dos pares e a família são apontados como aspetos fundamentais para uma educação inclusiva. Como obstáculos à inclusão referem a falta de formação dos profissionais, a dimensão dos grupos, os recursos humanos e materiais.pt_PT
dc.description.abstractSince the beginning of the 21st century a change took place in Portugal regarding education. Knowledgeable about the importance of pre-school education as the foundation for the child education and as well how true inclusive education can shape the first years of life, the role of the educator in the whole educational process is essential. The goal of this study is to explore the opinion of pre-school teachers regarding inclusion. In this study we interview eight educators: four working in public preschools and four working in private pre-schools. All schools are located in the north of Portugal. We have applied two instruments to collect data: a semi-structured interview and a questionnaire composed by an individual characterization form plus vignettes with descriptions of children with different functionality profiles. The results of the present study point out that educators consider that inclusion is possible and a positive practice for all children. We notice that preschool teacher’s opinion about inclusion is directly related with their opinion about what inclusive professional should be: his attitude about the difference, his personal characteristics and the work he develops daily. They point out as fundamental aspects for an inclusive education: the respect to difference, skills, interests and needs of each child. As well the cooperative work between children and the family. As obstacles to inclusion, they point to the lack of training, the group size, the human and material resources.pt_PT
dc.identifier.tid202794822
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/18771
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectOpinião dos docentespt_PT
dc.subjectAtitudespt_PT
dc.subjectFormaçãopt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectPreschool teachers' opinionpt_PT
dc.subjectAttitudespt_PT
dc.subjectTrainingpt_PT
dc.titleOpinião dos Educadores de Infância face à Educação Inclusivapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especial Multideficiência e Problemas de Cogniçãopt_PT

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