Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
187.03 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A institucionalização de crianças e jovens tem-se revelado um
tema bastante controverso entre os investigadores (Magalhães,
2005, citado por Faria, Salgueiro, Trigo, & Alberto, 2008). A Comissão
Nacional de Proteção de Crianças e Jovens (CNPCJ; 2000)
define o acolhimento institucional como a assunção das responsabilidades
educativas (ao nível jurídico, moral, social e escolar)
por parte das instituições que acolhem as crianças e jovens.
Os Lares de Infância e Juventude (LIJ) têm como objetivo defender
o superior interesse das crianças, desempenhando um
papel fundamental no acompanhamento do seu desenvolvimento.
Este dever concretiza-se substancialmente na definição e
acompanhamento dos seus projetos de vida.
Neste sentido, as práticas dos profissionais em LIJ devem ir ao
encontro das reais necessidades das crianças e jovens, numa ação
adequada, desenhada e concertada, tendo sempre como principio
básico o respeito pelas idiossincrasias de cada criança e jovem.
A relação de ajuda com crianças assume-se como uma estratégia
de intervenção muito específica e muito influenciada por
todo o processo desenvolvimental e de vinculação da criança.
Melanie Klein (1985; 1994), Donald Winnicott (1982) e Pedro
Strecht (1999), através dos seus estudos, desenvolveram contributos
teóricos fundamentais para a compreensão e intervenção
psicossocial com crianças.
O projeto “Heróis de Palmo e Meio - A intervenção psicossocial
e a relação de ajuda no acolhimento institucional” foi desenvolvido
no âmbito do Mestrado em Educação e Intervenção Social
– Ação psicossocial em contextos de risco. Este projeto foi desenvolvido
no Instituto Profissional do Terço, local onde uma
das autoras deste trabalho exerce funções como Educadora Social.
Este projeto foi desenvolvido com um grupo de crianças
com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos de idade.
Importa dar conta das opções metodológicas do projeto, do
paradigma de base e modelo utilizados, assumindo-se a Investigação-
Ação Participativa (IAP), como metodologia de eleição assente no paradigma sociocrítico. Indo ao encontro das opções
metodológicas, o referido projeto teve como grande finalidade
a “Participação das crianças e das suas famílias na construção
dos seus projetos de vida com base na compreensão da institucionalização”
(Ferreira, 2013, p. 50).
Priorizando as necessidades e respeitando o critério de urgência,
foram desenhados dois subprojectos com duas crianças e
suas famílias, tentando sempre responder às suas necessidades
individuais. Foram definidos alguns objetivos gerais comuns,
assim como objetivos específicos, estratégias e ações adequadas
a cada um dos subprojectos.
Os resultados deste projeto revelam-se significativos, já que
permitiram, quer às crianças, quer às famílias, desenvolver um
processo de reflexão e de consciencialização em torno da sua história
de vida, a compreensão da sua realidade e a participação
ativa no projeto de vida dos filhos, o que veio facilitar o caminho
inicial do processo da mudança.
Description
Keywords
crianças consciencialização relação mudança
Citation
Publisher
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto