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Authors
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Abstract(s)
A viabilidade das sociedades tem por base a sustentabilidade continuada das
empresas e então é indispensável o envolvimento global de todas elas para garantir
o seu progresso permanente e isso reclama uma nova responsabilidade social, envolvendo
trabalho concertado e colaboração activa entre todos os parceiros sociais.
A empresa é aqui entendida como uma unidade económica que tem uma missão
específi ca para com a sociedade onde exerce a sua actividade, alimentando-se dela e
também contribuindo para o seu desenvolvimento global e respectiva sobrevivência.
A sustentabilidade empresarial requer sentido de responsabilidade social, integrada,
crítica e orientada para novos valores e nova cultura social que vão para além do
tradicional objectivo fi nal que é o lucro. Nessa perspectiva a empresa tende a aplicar
criteriosamente todos os recursos que são indispensáveis para a sua actividade, com
especial destaque para o desenvolvimento das pessoas e a efi ciente utilização dos
recursos naturais, medidos, registados e relatados pela contabilidade.
O desenvolvimento sustentável da empresa poderá ser associado a um novo
paradigma das ciências empresariais. Esse novo modelo perspectiva a criação e
partilha equilibrada da riqueza gerada, o bem-estar das pessoas participantes,
a qualidade de vida da sociedade em geral e a divulgação de informação sobre
o efectivo desempenho empresarial. Esse desenvolvimento exige competências
multidisciplinares das pessoas que trabalham na empresa, passando por todos os
seus níveis hierárquicos.
O desempenho empresarial tende a ser medido com mais rigor e baseado
em informação global, efectiva e fi dedigna, para proporcionar uma análise real
da respectiva actividade. O relato desse desempenho e sua divulgação oportuna
deve incluir indicadores específi cos úteis aos seus variados utilizadores. Toda essa
informação tende a ser produzida em conformidade com os princípios contabilísticos
geralmente aceites, actuais e outros novos a acrescentar.
As principais conclusões deste nosso estudo resumem-se ao seguinte: 48%
dos bancos observados divulgam informação explícita no âmbito do nosso tema e 52% não a divulgam; 12% dos bancos divulgam a mensagem do seu Presidente e
nela é referida a responsabilidade social da empresa e 8% dos mesmos destacam
que tal responsabilidade e seu relato são factores estratégicos e constituem sua
vantagem competitiva; 16% dos bancos disponibilizam relatos, designados de
responsabilidade social, de sustentabilidade e de balanço social; a grande parte
da informação divulgada neste âmbito de aplicação tem natureza descritiva e a de
base contabilística é muito restrita; nota-se que cresce o interesse empresarial por
melhorar as suas DF aditando-lhes Relatórios de Sustentabilidade ou equiparados;
os parceiros sociais mais exigentes valorizam as empresas que divulgam este tipo
de informação global nelas incluindo as de âmbito económico, social e ambiental;
e a proposta do S.N.C. para a revisão dos normativos contabilísticos nacionais é
pouco abrangente quanto ao relato e divulgação das informações relacionadas com
o nosso tema aqui apresentado.
Description
Jornadas de Contabilidade e Fiscalidade
promovidas pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração
do Porto, em Abril de 2009
Keywords
Sustentabilidade Desenvolvimento sustentável Contabilidade Responsabilidade social Indicadores de sustentabilidade Desempenho sustentável
Citation
Publisher
Vida Económica