Repository logo
 
Publication

Da iniciação musical para a formação musical: um percurso de aprendizagem musical (in)diferenciador

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCosta, Jorge Alexandre
dc.contributor.advisorBarros, Rosa Maria
dc.contributor.advisorVieira, Luísa Santos Pais
dc.contributor.authorCosta, Mariana Neves da
dc.date.accessioned2021-10-26T10:51:43Z
dc.date.available2021-10-26T10:51:43Z
dc.date.issued2021
dc.date.submitted2021
dc.description.abstractEste relatório está organizado em três grandes capítulos, sendo inicialmente apresentada uma contextualização do polo de Estágio e as respetivas turmas da Prática de Ensino Supervisionada. No segundo capítulo, será dado a conhecer e demonstrado todo o percurso durante o Estágio, tendo em conta os obstáculos superados, reflexões e análises sobre o mesmo. Por último, é apresentado o projeto de investigação que está relacionado com a disciplina de Iniciação Musical e quais os benefícios que esta disciplina pode vir a oferecer à disciplina de Formação Musical. Ao observar a disciplina de Iniciação Musical podemos afirmar que esta como o próprio nome indica, trata-se da iniciação para a disciplina de Formação Musical. Neste trabalho tenta-se estabelecer e entender a relação entre estas 2 disciplinas e quais as vantagens ou desvantagens que a Iniciação pode ter perante a Formação Musical. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho foram questionários a Professores de Formação Musical e Iniciação Musical e, também a alunos que frequentam no presente ano letivo o 3.º e 6.º grau. Para ser possível estabelecer uma conclusão, serão relacionadas estas metodologias.pt_PT
dc.description.abstractThis report is organized in three major chapters, being initially presented a contextualization of where the internship took place and the Supervised Teaching Practice classes. In the second chapter, it is showed all the route of the internship, considering the overcome obstacles, the reflections, and the analysis of the total experience. At last, is presented the investigation project which is related with the Musical Initiation discipline, and which benefits this discipline can offer to Music Theory. By observing the Initiation Discipline, it is possible to affirm that, as the name implies, this is the initiation to Music Theory discipline. The purpose of this paper is to try establishing and understand the relationship between these two disciplines and which advantages and disadvantages may Musical Initiation have towards Music Theory. The methodology used for the development of this thesis were questionaries made for Musical Initiation and Music Theory teachers and for students that were in the present school year attending to the 3º and 6º music level. For establishing a conclusion, these methodologies will be connected and explored.pt_PT
dc.identifier.tid202806502
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/18781
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectFormação musicalpt_PT
dc.subjectIniciação musicalpt_PT
dc.subjectAprendizagens essenciaispt_PT
dc.subjectSupervised teaching practicept_PT
dc.subjectMusic theorypt_PT
dc.subjectMusical initiationpt_PT
dc.titleDa iniciação musical para a formação musical: um percurso de aprendizagem musical (in)diferenciadorpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Músicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_MarianaCosta_2021.pdf
Size:
22.12 MB
Format:
Adobe Portable Document Format