Repository logo
 
Publication

Das emoções à arte para o desenvolvimento infantil: O desenvolvimento social/emocional e a motivação através da arte em contexto escolar no 1º Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorAraújo, Sofia Maria Cruz de Melo
dc.contributor.authorCastro, Sara Filipa Miranda Ferreira de
dc.date.accessioned2020-07-21T11:16:50Z
dc.date.available2020-07-21T11:16:50Z
dc.date.issued2020
dc.date.submitted2020
dc.description.abstractO presente estudo “Das emoções à arte para o desenvolvimento infantil” sugere uma potencial abordagem didática pela arte que cria uma ponte entre três áreas distintas: a arte, a psicologia e a neuropsicologia. Esta pedagogia assenta na importância das competências sociais e emocionais e da sensibilidade artística que promovam uma inteligência emocional a fim de proporcionar um desenvolvimento integral das diferentes zonas cerebrais da criança. Até aos dias que correm, as instituições educacionais, ou pelo menos a maioria destas, têm-se focado na estimulação de capacidades cognitivas, isto é, apelam em grande parte ao desenvolvimento de apenas uma área cerebral. Este estudo, sustentado por teorias como a do cérebro global da criança por Daniel J. Siegel e Tina Bryson e a teoria da inteligência multifocal de Augusto Cury, assume-se como uma proposta de solução à problemática pedagógica existente. Numa sociedade onde cada vez mais surgem casos de depressão e ansiedade infantil, apenas 1/5 destes recebe tratamento apropriado e, portanto, torna-se urgente apelar a uma sensibilização por parte de vários setores, mas principalmente por parte do setor educativo, cujo horário escolar ocupa muito tempo durante a infância. Para atingir tal finalidade, a arteterapia e o uso das teorias apresentadas em contexto escolar sugerem uma nova pedagogia que estimula e auxilia a aprendizagem em sala de aula, tal como promove um desenvolvimento holístico da criança. Este estudo apela não só à importância do desenvolvimento social e emocional das crianças, assim como a outros aspetos relacionados com este: a criatividade, a curiosidade, a afetividade e interação entre pares, a motivação, a empatia, a autoestima, a expressão das emoções através da arte.pt_PT
dc.description.abstractThe present study “From emotions to art towards children development” suggests a potential didactic approach through art which creates a bridge between three distinct subjects: art, psychology and neuropsychology. This pedagogical approach is based on the importance of social and emotional skills and also artistic sensibility in which to promote emotional intelligence, in order to provide a whole development of the different brain areas of the child. Until today, most of educational institutions have been focusing only on the promotion of cognitive capacities, which means, they generally work towards the development of exclusively one brain area. This study, supported by theories such as the whole brain child by Daniel J. Siegel and Tina Bryson and the multifocal intelligence theory by Augusto Cury, perceives itself as a possible solution to the existing pedagogical issue. We live in a generation where more and more cases of childhood depression and anxiety arise every day. However, only 1/5 of these children receive appropriate treatment, thus it is urgent to spread awareness through various sectors, but mainly through education activities, whose schedule occupies a very high percentage of time throughout childhood. In order to achieve this goal, art therapy activities and other presented theories must be used in educational context, emerging as a pedagogy that stimulates learning capacities, as well as it promotes a holistic development of the child. This study stablishes the relevance of emotional and social development while it also shows the importance of other relative aspects such as: creativity, curiosity, effectiveness and interaction in between individuals, self-esteem, motivation, empathy and expressing emotions through art.pt_PT
dc.identifier.tid202678288
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/16116
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectEnsino Básicopt_PT
dc.subjectAbordagem didática pela artept_PT
dc.subjectNeuropsicologia da Educaçãopt_PT
dc.subjectDesenvolvimento integral do Cérebropt_PT
dc.subjectDesenvolvimento Social/Emocionalpt_PT
dc.subjectSensibilidade Artísticapt_PT
dc.subjectArteterapiapt_PT
dc.subjectEmoçõespt_PT
dc.subjectCriatividadept_PT
dc.subjectPrimary Educationpt_PT
dc.subjectDidactic Approach through Artpt_PT
dc.subjectEducational Neurosciencept_PT
dc.subjectWhole Brain Developmentpt_PT
dc.subjectEmotional and Social Developmentpt_PT
dc.subjectArtistic Sensibilitypt_PT
dc.subjectArt therapypt_PT
dc.subjectEmotionspt_PT
dc.subjectCreativitypt_PT
dc.titleDas emoções à arte para o desenvolvimento infantil: O desenvolvimento social/emocional e a motivação através da arte em contexto escolar no 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_SARA CASTRO_2020.pdf
Size:
10.29 MB
Format:
Adobe Portable Document Format