Repository logo
 
Publication

Estratégias de comunicação interna

dc.contributor.advisorSequeira, Arminda Maria Sá Moreira Barbosa
dc.contributor.authorVentura, Maria Manuela Gonçalves
dc.date.accessioned2013-12-17T14:35:02Z
dc.date.available2013-12-17T14:35:02Z
dc.date.issued2012
dc.descriptionDissertação apresentada ao Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto para obtenção do Grau de Mestre em Assessoria de Administração Orientada pela professora Arminda Sá Sequeirapt_PT
dc.description.abstractComunicar é condição essencial do comportamento humano e das empresas. Desde os princípios da nossa existência que a Comunicação assume papel de primordial importância. A comunicação interna nas organizações (Guerra, P. et al 2001) é crucial para o desenvolvimento e consolidação de uma identidade comum a todos na Organização (pretende-se com a expressão «organização» englobar as empresas e as instituições com fins lucrativos ou não), pois entre outras funções, segundo Guerra (2005: 435), “a gestão da comunicação deverá garantir que desde a sua entrada, um novo funcionário incorpore um mapa interpretativo da Empresa, o mais coincidente possível com os restantes elementos da organização”. Neste contexto, com a presente investigação pretende-se verificar se os mecanismos de comunicação interna, num meio de comunicação social, mais concretamente no Jornal de Notícias, da empresa Global Noticias, Publicações, SA, pertencente ao Grupo Controlinveste, e através da auscultação aos seus colaboradores, são úteis, relevantes e eficazes e, com base nas respostas dadas, sugerir mudanças junto dos órgãos decisores que possam beneficiar a comunicação interna do meio.pt_PT
dc.description.abstractFrom the beginning of our existence that communication takes an utmost importance, not only among human beings but enterprises as well. Internal communication (Guerra, p. et al 2001) is crucial for the development and consolidation of an organization‘s common identity (this term includes business and non-profit institutions), among other functions, according Guerra (2005:435), communication should be guaranteed and provide an organizational interpretative map to the newly employee which will enable him the nearest matching base with the rest of the staff of the organization. In this context, with this investigation, we want to establish if the internal communication, in a social environment, specifically the title Jornal de Notícias, belonging to Global Notícias, Publicações, S.A., of the Controlinveste Group, is useful relevant and efficient and, based on the answers obtained, make suggestions to the management that will benefit everyone.pt_PT
dc.identifier.tid201624702
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/3099
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Portopt_PT
dc.subjectComunicação internapor
dc.subjectEstratégias de comunicaçãopor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectInternal communicationpor
dc.subjectStrategies of communicationpor
dc.subjectCommunicationpor
dc.titleEstratégias de comunicação internapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortopor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_ManuelaVentura_2012.pdf
Size:
474.26 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: