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O ar é essencial à vida e a garantia de uma qualidade do ar interior saudável constitui um bem imprescindível para todos os seres vivos. As escolas pretendem fornecer o ambiente ideal às crianças e jovens contribuindo para a sua aprendizagem. Este público revela-se mais suscetível à ocorrência de doenças, por se encontrar em desenvolvimento e por permanecerem por longos períodos no interior dos edifícios. Este estudo assentou numa revisão sistemática da literatura, com o intuito de averiguar quais as principais fontes e os poluentes predominantes em escolas e como estes afetam a saúde dos seus ocupantes. Na presente incluíram-se 23 artigos, pesquisados em bases de dados eletrónicas, publicados entre 2010 e 2022. Na generalidade, os estudos permitiram concluir que a taxa de ventilação é a principal potenciadora de uma fraca QAI. Também a ocupação das salas de aula e as atividades desenvolvidas, as operações e produtos utilizados na limpeza e as próprias características dos edifícios foram apontadas como as fontes potenciadoras deste problema. O aumento das taxas de ventilação, a realização de mais estudos, a implementação de medidas preventivas adequadas e a sensibilização dos ocupantes representam ações que melhoram a qualidade do ar interior nestes estabelecimentos.
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Escolas Poluentes Poluição do ar interior Qualidade do ar interior