Repository logo
 
Publication

O que pode a educação artística aprender com os videojogos sobre a prática educativa

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSilva, António Fernando Monteiro Pereira da
dc.contributor.authorAraújo, Jorge
dc.date.accessioned2016-12-28T15:45:07Z
dc.date.available2016-12-28T15:45:07Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractA proliferação dos meios de entretenimento digitais é inegável. Num curto espaço de tempo – cerca de quinze anos – os videojogos passaram de uma atividade praticada apenas pelos verdadeiros apreciadores, muitas vezes designados de nerds ou geeks, a uma atividade cultivada por todas as faixas etárias e por todo o tipo de pessoas. Mas quais as características dos videojogos que implicam tantos jogadores(as) mundialmente? Será possível tomar partido dessas características em contexto de ensino formal de forma a motivar e implicar os alunos? E se sim, como fazer isto? Estas foram as perguntas que orientaram a minha investigação ao longo do Mestrado em Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico. Durante os períodos de estágio curricular, particularmente no decorrer do estágio no 2º ciclo, procurei pôr em prática metodologias que visaram utilizar conceitos e estratégias dos videojogos de forma a motivar e implicar os alunos.pt_PT
dc.description.abstractThe digital entertainment media proliferation is undeniable. In a short amount of time – about fifteen years – Videogames went from an activity that was only practiced by the true lovers of gaming, often described as nerds or geeks, to an activity cultivated by people of all genders, races, types and ages. But what are videogaming´s characteristics that are able to implicate so many gamers worldwide? Is it possible to use those characteristics in a formal teaching environment in order to motivate and involve students? And if so, how to do it? These were the questions that guided my research throughout the MA in Education. During the curricular internships time frame, particularly amidst the 2nd cycle of education internship, I sought to use methodologies that were keen on utilizing concepts and strategies of videogaming in a way that would motivate and implicate students.pt_PT
dc.identifier.tid201613921
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/9034
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educaçãopt_PT
dc.subjectVideojogospt_PT
dc.subjectGamificationpt_PT
dc.subjectPrática educativapt_PT
dc.subjectEducação artísticapt_PT
dc.subjectVideogamespt_PT
dc.subjectEducational practicept_PT
dc.subjectArt educationpt_PT
dc.titleO que pode a educação artística aprender com os videojogos sobre a prática educativapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_JorgeAraujo_2014
Size:
30.9 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: