Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Deteção de Cyberbullying em Redes Sociais: Uma Abordagem Textual, Visual e Cognitiva

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_CarlosSilva_MEI_2018.pdfDM_CarlosSilva_MEI_20187.6 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A adoção das plataformas sociais online como um espaço comum para a virtualização das identidades está também correlacionada com a replicação de riscos sociais do mundo real no mundo virtual. Com este aumento da presença online, alguns problemas como o bullying começam-se a intensificar. Cyberbullying é uma prática muito comum entre os jovens, tornando-se muito mais presente devido à sua constante atividade online, especialmente através das redes sociais. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta que combine técnicas de análise textual, visual e cognitiva sobre o conteúdo que seja disponibilizado online, de modo a ter um sistema inteligente e autónomo que consiga identificar e classificar uma possível situação de bullying. Pretende-se analisar o texto de uma publicação online, verificar a presença de pessoas em conteúdo multimédia e identificar os indivíduos envolvidos num possível caso de bullying, procurando mitigar futuras situações semelhantes.
The adoption of online social platforms as a common space for the virtualisation of identities is also correlated with the replication of real-world social hazards in the virtual world. With this increase in online presence, some problems like bullying begin to intensify. Cyberbullying is a very common practice among young people nowadays, becoming much more present due to their constant online activity, especially in online social networks This work aims to present a proposal that combines textual, visual and cognitive analysis techniques on the content that is available online, in order to have an intelligent and autonomous system that can identify and classify a possible bullying situation. It intends to analyze the text of an online publication, verify the presence of people in multimedia content and identify individuals involved in a possible case of bullying, trying to mitigate future similar situations.

Description

Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática

Keywords

Cyberbullying Machine Learning Redes Sociais Análise Textual Análise Visual Análise Cognitiva

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Tecnologia e Gestão

CC License