Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Relatório de Estágio

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_Inês Aguiar_2021.pdf1.35 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório de estágio, elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, reflete todo o percurso formativo realizado ao longo dos últimos cinco anos e tem em vista a obtenção do grau de mestre em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O período de estágio que será abordado neste relatório contribuiu grandemente para a construção de um perfil profissional docente sustentado num paradigma socio-construtivista, onde a criança é o centro de toda a aprendizagem, pelo que todas as ações pedagógicas desenvolvidas em ambos os níveis educativos foram ao encontro dos seus interesses, necessidades e dificuldades. Para tal, foram necessários a mobilização de um vasto quadro teórico e legal e o recurso a uma aproximação da Metodologia de Investigação-Ação, sob o processo cíclico de observação, planificação, ação e avaliação, tendo em vista a constante transformação e melhoria da prática, sem esquecer uma visão crítica e reflexiva, imprescindível para dar resposta aos desafios que iam surgindo. Por fim, há que salientar o papel basilar assumido pelas relações interpessoais entre todos os intervenientes da comunidade escolar, uma vez que estas estiveram na base da criação do clima de bem-estar, confiança e do trabalho colaborativo propício à construção de conhecimentos de um profissional de perfil duplo com uma postura crítica e reflexiva.
This internship report, prepared within the framework of the Supervised Educational Practice Curricular Unit, reflects the entire training course carried out over the last five years and aims to obtain the master's degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. The internship period that will be addressed in this report contributed greatly to the construction of a teacher’s professional profile sustained in a socioconstructivist paradigm, where the child is the centre of all learning, so all the pedagogical actions developed at both educational levels were in line with their interests, needs and difficulties. To this end, it was necessary to mobilize a vast theoretical and legal framework and to use an approximation of the Investigation- Action Method, under the cyclical process of observation, planning, action, and evaluation, in view of the constant transformation and improvement of the practice, without forgetting a critical and reflective perspective, essential to respond to the challenges that emerged. Finally, it is necessary to highlight the basic role assumed by interpersonal relationships between all actors of the school community, since they were the basis for creating a welfare, trust based and collaborative work environment, conducive to the construction of knowledge that a double profile professional with a critical and reflective posture aims.

Description

Keywords

Educação Pré-Escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Socio-construtivista Criança Metodologia investigação-ação Trabalho colaborativo Perfil duplo Preschool education Primary education Socio-constructivist Child Methodology research action Collaborative work

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License