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Entre a zona de conforto e a vontade de mudança. O papel das lideranças intermédias na melhoria do serviço educativo: estudo de caso.

datacite.subject.fosCiências Sociais
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorTeixeira, Maria Inês da Silva
dc.contributor.authorSilva; Sandra Isabel Oliveira da
dc.date.accessioned2025-09-29T13:43:31Z
dc.date.available2025-09-29T13:43:31Z
dc.date.issued2025
dc.date.submitted2025
dc.description.abstractAs práticas pedagógicas dos docentes têm um papel fundamental no desenvolvimento e nas aprendizagens das crianças e dos jovens, tornando-se essencial que cada profissional reflita continuamente sobre a sua atuação, contribuindo para um serviço educativo de qualidade. Através de um estudo de caso, conduzido num agrupamento de escolas, investigam-se as perceções dos docentes em geral e dos próprios coordenadores de departamento, sobre a influência destes na qualidade das práticas educativas exercidas pelos docentes, nomeadamente no que respeita à promoção do trabalho colaborativo e à inovação pedagógica. A metodologia adotada é de natureza mista, com a aplicação de questionários e de entrevistas individuais semiestruturadas, alvo de tratamento estatístico e de análise de conteúdo, respetivamente. Os resultados evidenciam a relevância do papel do coordenador de departamento enquanto promotor de práticas colaborativas e inovadoras, bem como os constrangimentos por ele sentidos, que se constituem como desafios à sua atuação. Os condicionalismos impostos por esses constrangimentos levaram à criação de um plano de ação que visa fomentar a constituição de comunidades de prática e o fortalecimento das lideranças intermédias.por
dc.description.abstractTeachers’ pedagogical practices play a fundamental role in the development and learning of children and young people, making it essential for each professional to continuously reflect on their actions, thereby contributing to a quality educational service. Through a case study conducted in a school cluster, this research investigates the perceptions of both teachers in general and department coordinators themselves regarding the influence of these coordinators on the quality of teachers’ educational practices, particularly in relation to the promotion of collaborative work and pedagogical innovation. The adopted methodology is of a mixed nature, involving the application of questionnaires and semi-structured individual interviews, which were subjected to statistical treatment and content analysis, respectively. The results highlight the relevance of the department coordinator’s role as a promoter of collaborative and innovative practices, as well as the constraints they experience, which pose challenges to their performance. The limitations imposed by these constraints led to the creation of an action plan aimed at fostering the establishment of communities of practice and strengthening middle leadership.eng
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/30507
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectLiderança
dc.subjectLiderança distribuída
dc.subjectLiderança intermédia
dc.subjectTrabalho colaborativo
dc.subjectComunidades de prática
dc.subjectLeadership
dc.subjectDistributed leadership
dc.subjectMiddle leadership
dc.subjectCollaborative work
dc.subjectCommunities of practice
dc.titleEntre a zona de conforto e a vontade de mudança. O papel das lideranças intermédias na melhoria do serviço educativo: estudo de caso.por
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Administração das Organizações Educativas

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