Publication
De estação em estação, transforma-se a educação: o uso da metodologia de rotação por estações para o estudo da educação ambiental com alunos do 1.º CEB
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.author | Almeida, Catarina | |
dc.contributor.author | Vieira, Natacha | |
dc.contributor.author | Dias Graça, Vânia Gabriela | |
dc.date.accessioned | 2025-07-21T16:37:02Z | |
dc.date.available | 2025-07-21T16:37:02Z | |
dc.date.issued | 2025 | |
dc.description.abstract | A metodologia ativa de Rotação por Estações promove a construção ativa do conhecimento, estimulando a autonomia e a participação dos alunos. Esta comunicação insere-se no projeto “Aprender com Respeito”, desenvolvido no âmbito da Prática Educativa Supervisionada numa turma do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A unidade de aprendizagem “Porque devemos respeitar os animais?” teve como objetivo sensibilizar os alunos para a educação ambiental e o respeito pelas espécies em vias de extinção, promovendo simultaneamente competências transversais. Organizaram-se quatro estações, cada uma com tarefas interdisciplinares e cognitivamente desafiantes: criação de slogans e cartazes, exploração musical, resolução de um puzzle lógico-matemático com planisfério e representação gráfica com proposta de ação concreta. Após a realização das tarefas, houve partilha coletiva e reflexão orientada. A investigação seguiu uma metodologia de investigação-ação, recorrendo à observação participante, registos reflexivos, trabalhos dos alunos e recursos audiovisuais. Os resultados evidenciam o aumento do interesse e motivação dos alunos, bem como o desenvolvimento de competências como a criatividade, cooperação, pensamento crítico e consciência ambiental. Este estudo reforça o potencial da Rotação por Estações como abordagem inovadora que responde aos desafios educativos atuais, promovendo aprendizagens significativas e interdisciplinares. | por |
dc.description.abstract | The active methodology of Rotation by Seasons promotes the active construction of knowledge, stimulating students' autonomy and participation. This communication is part of the ‘Learning with Respect’ project, developed as part of Supervised Educational Practice in a 2nd year primary school class. The learning unit ‘Why should we respect animals?’ aimed to sensitise students to environmental education and respect for endangered species, while promoting transversal skills. Four stations were organised, each with interdisciplinary and cognitively challenging tasks: creating slogans and posters, exploring music, solving a logical-mathematical puzzle with a planisphere and graphic representation with a proposal for concrete action. After completing the tasks, there was collective sharing and guided reflection. The research followed an action research methodology, using participant observation, reflective records, student work and audiovisual resources. The results show an increase in student interest and motivation, as well as the development of skills such as creativity, co-operation, critical thinking and environmental awareness. This study reinforces the potential of Station Rotation as an innovative approach that responds to current educational challenges, promoting meaningful and interdisciplinary learning. | eng |
dc.identifier.citation | Almeida, C., Vieira, N., & Graça, V. (2025). De estação em estação, transforma-se a educação: o uso da metodologia de rotação por estações para o estudo da educação ambiental com alunos do 1.º CEB. PRATICA - Revista Multimédia de Investigação em Inovação Pedagógica e Práticas de E-Learning, 8(2), 53–68. https://doi.org/10.34630/pel.v8i2.6387 | |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34630/pel.v8i2.6387 | |
dc.identifier.issn | 2184-1837 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/30230 | |
dc.language.iso | por | |
dc.peerreviewed | yes | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
dc.subject | Educação Ambiental | |
dc.subject | Interdisciplinaridade | |
dc.subject | Investigação-Ação | |
dc.subject | Metodologia de Rotação por Estações | |
dc.subject | 1.º CEB | |
dc.title | De estação em estação, transforma-se a educação: o uso da metodologia de rotação por estações para o estudo da educação ambiental com alunos do 1.º CEB | por |
dc.title.alternative | From station to station, education is transformed: using the station rotation methodology to study environmental education with primary school students | eng |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 68 | |
oaire.citation.issue | 2 | |
oaire.citation.startPage | 53 | |
oaire.citation.title | PRATICA - Revista Multimédia de Investigação em Inovação Pedagógica e Práticas de E-Learning | |
oaire.citation.volume | 8 | |
oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 | |
person.familyName | Dias Graça | |
person.givenName | Vânia Gabriela | |
person.identifier.ciencia-id | 471C-80B5-4DB0 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7000-7211 | |
relation.isAuthorOfPublication | fc043b2e-d808-47aa-940a-3a7d80cf30df | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | fc043b2e-d808-47aa-940a-3a7d80cf30df |