Repository logo
 
Publication

De estação em estação, transforma-se a educação: o uso da metodologia de rotação por estações para o estudo da educação ambiental com alunos do 1.º CEB

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.authorAlmeida, Catarina
dc.contributor.authorVieira, Natacha
dc.contributor.authorDias Graça, Vânia Gabriela
dc.date.accessioned2025-07-21T16:37:02Z
dc.date.available2025-07-21T16:37:02Z
dc.date.issued2025
dc.description.abstractA metodologia ativa de Rotação por Estações promove a construção ativa do conhecimento, estimulando a autonomia e a participação dos alunos. Esta comunicação insere-se no projeto “Aprender com Respeito”, desenvolvido no âmbito da Prática Educativa Supervisionada numa turma do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A unidade de aprendizagem “Porque devemos respeitar os animais?” teve como objetivo sensibilizar os alunos para a educação ambiental e o respeito pelas espécies em vias de extinção, promovendo simultaneamente competências transversais. Organizaram-se quatro estações, cada uma com tarefas interdisciplinares e cognitivamente desafiantes: criação de slogans e cartazes, exploração musical, resolução de um puzzle lógico-matemático com planisfério e representação gráfica com proposta de ação concreta. Após a realização das tarefas, houve partilha coletiva e reflexão orientada. A investigação seguiu uma metodologia de investigação-ação, recorrendo à observação participante, registos reflexivos, trabalhos dos alunos e recursos audiovisuais. Os resultados evidenciam o aumento do interesse e motivação dos alunos, bem como o desenvolvimento de competências como a criatividade, cooperação, pensamento crítico e consciência ambiental. Este estudo reforça o potencial da Rotação por Estações como abordagem inovadora que responde aos desafios educativos atuais, promovendo aprendizagens significativas e interdisciplinares.por
dc.description.abstractThe active methodology of Rotation by Seasons promotes the active construction of knowledge, stimulating students' autonomy and participation. This communication is part of the ‘Learning with Respect’ project, developed as part of Supervised Educational Practice in a 2nd year primary school class. The learning unit ‘Why should we respect animals?’ aimed to sensitise students to environmental education and respect for endangered species, while promoting transversal skills. Four stations were organised, each with interdisciplinary and cognitively challenging tasks: creating slogans and posters, exploring music, solving a logical-mathematical puzzle with a planisphere and graphic representation with a proposal for concrete action. After completing the tasks, there was collective sharing and guided reflection. The research followed an action research methodology, using participant observation, reflective records, student work and audiovisual resources. The results show an increase in student interest and motivation, as well as the development of skills such as creativity, co-operation, critical thinking and environmental awareness. This study reinforces the potential of Station Rotation as an innovative approach that responds to current educational challenges, promoting meaningful and interdisciplinary learning.eng
dc.identifier.citationAlmeida, C., Vieira, N., & Graça, V. (2025). De estação em estação, transforma-se a educação: o uso da metodologia de rotação por estações para o estudo da educação ambiental com alunos do 1.º CEB. PRATICA - Revista Multimédia de Investigação em Inovação Pedagógica e Práticas de E-Learning, 8(2), 53–68. https://doi.org/10.34630/pel.v8i2.6387
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34630/pel.v8i2.6387
dc.identifier.issn2184-1837
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/30230
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectEducação Ambiental
dc.subjectInterdisciplinaridade
dc.subjectInvestigação-Ação
dc.subjectMetodologia de Rotação por Estações
dc.subject1.º CEB
dc.titleDe estação em estação, transforma-se a educação: o uso da metodologia de rotação por estações para o estudo da educação ambiental com alunos do 1.º CEBpor
dc.title.alternativeFrom station to station, education is transformed: using the station rotation methodology to study environmental education with primary school studentseng
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage68
oaire.citation.issue2
oaire.citation.startPage53
oaire.citation.titlePRATICA - Revista Multimédia de Investigação em Inovação Pedagógica e Práticas de E-Learning
oaire.citation.volume8
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameDias Graça
person.givenNameVânia Gabriela
person.identifier.ciencia-id471C-80B5-4DB0
person.identifier.orcid0000-0002-7000-7211
relation.isAuthorOfPublicationfc043b2e-d808-47aa-940a-3a7d80cf30df
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfc043b2e-d808-47aa-940a-3a7d80cf30df

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ART_CatarinaAlmeida_2025.pdf
Size:
1.89 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: