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Resiliência das obras portuárias e marítimas às alterações climáticas: Uma abordagem metodológica exploratória

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A presente dissertação avalia a resiliência de estruturas portuárias e marítimas perante as alterações climáticas, com foco na degradação provocada por cloretos em elementos de betão e aço. O estudo contempla oito tipos de betão e seis tipos de aço, analisados à luz de três cenários climáticos (Representative Concentration Pathways (RCP) 2.6, 4.5 e 8.5), com base em parâmetros como o coeficiente de difusão, recobrimento nominal, concentração superficial de cloretos e perda de espessura por corrosão. Para avaliar o desempenho estrutural, foram calculados momentos de dimensionamento, esforços normais e transversos, e respetivos rácios de solicitação. As simulações incidiram sobre estruturas típicas de infraestruturas portuárias, como quebra-mares, estacaspranchas metálicas, pilares tubulares, passadiços e defensas metálicas. Os resultados revelam que materiais avançados, como o betão com inibidores de corrosão, o betão de enchimento e o betão projetado, bem como os aços inoxidáveis, mantêm níveis seguros de desempenho até 100 anos. Em contraste, materiais convencionais como o aço carbono estrutural, os aços galvanizados e os aços de alta resistência evidenciam falência estrutural prematura. A dissertação sublinha ainda a importância da seleção criteriosa de materiais, do reforço preventivo e da implementação de sistemas de monitorização para garantir a durabilidade em cenários climáticos adversos.
This dissertation evaluates the resilience of port and maritime structures in the face of climate change, with a focus on the degradation caused by chlorides in concrete and steel elements. The study includes eight types of concrete and six types of steel, analyzed in the light of three climate scenarios (Representative Concentration Pathways (RCP) 2.6, 4.5, and 8.5), based on parameters such as the diffusion coefficient, nominal coating, surface concentration of chlorides, and loss of thickness due to corrosion. To assess structural performance, design moments, normal and transverse forces, and the respective stress ratios were calculated. The simulations focused on typical port infrastructure structures, such as breakwaters, steel sheet piles, tubular pillars, gangways, and metal fenders. The results show that advanced materials, such as concrete with corrosion inhibitors, filler concrete, and shotcrete, as well as stainless steels, maintain safe levels of performance for up to 100 years. In contrast, conventional materials such as structural carbon steel, galvanized steel, and high-strength steels show premature structural failure. The dissertation also emphasizes the importance of carefully selecting materials, providing preventive reinforcement, and implementing monitoring systems to ensure durability in adverse climatic conditions.

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Port structures climate change corrosion concrete steel durability Estruturas portuárias Alterações climáticas Corrosão Betão Aço Durabilidade

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